DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL: o estado de sergipe, desafios e oportunidades no mercado de crédito. / REGIONAL ECONOMIC DEVELOPMENT: the state of Sergipe, challenges and opportunities in the credit market.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente trabalho trata do estudo do desenvolvimento econômico regional, o desenvolvimento sustentável e a participação do Estado, através dos Bancos de Desenvolvimento. Para tal, é feita uma releitura das principais correntes sobre desenvolvimento econômico, desde os economistas clássicos até as concepções de desenvolvimento regional com intervenção estatal. Apresenta-se um histórico dos Bancos de Desenvolvimento no mundo, sua caracterização, objetivos e a relação entre sua atuação no mercado e o desenvolvimento econômico. No Brasil, a intervenção estatal a partir de 1950 levou à criação do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), os quais, através da ação de crédito produtivo subsidiado e assessoria técnica especializada, constam responsáveis por significativos incrementos nos indicadores de desenvolvimento verificados na região na segunda metade do século XX, alterando sua estrutura econômica. Como complemento, é feita uma abordagem sobre o panorama econômico do Estado de Sergipe. A partir de uma verificação dos setores produtivos mais ou menos dinâmicos da economia local, suas potencialidades e lacunas, abrem-se perspectivas de estudo do desenvolvimento sob o prisma tanto macroeconômico, na forma de planejamento e decisão em políticas públicas, inclusive crédito produtivo subsidiado, como sob o enfoque microeconômico, na forma de oportunidades e desafios para o mercado de crédito bancário em geral, e crédito bancário público em particular.

ASSUNTO(S)

desenvolvimento econômico bancos de desenvolvimento banco do nordeste política econômica crédito bancário economia regional e urbana economic development development banks northeast bank economic politic bank credit

Documentos Relacionados