Desenvolvimento e produÃÃo inicial da figueira, submetida a diferentes freqÃÃncias de irrigaÃÃo e doses de nitrogÃnio, via fertirrigaÃÃo / Development and initial production of the fig tree, under different irrigation frequencies and different levels of nitrogen.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/04/2009

RESUMO

O trabalho de pesquisa foi desenvolvido na Ãrea experimental da agroempresa Figood - ProduÃÃo de Produtos AgrÃcolas Ltda., no Distrito de IrrigaÃÃo Jaguaribe-Apodi (DIJA), em Limoeiro do Norte, CearÃ, no perÃodo de julho a dezembro de 2008 e consistiu de dois experimentos. No experimento I os tratamentos consistiram de cinco frequencias de aplicaÃÃo da irrigaÃÃo: F1- lÃmina total aplicada pela manhÃ; F2 - lÃmina total aplicada pela tarde; F3- 50% da lÃmina aplicada pela manha e 50% aplicada pela tarde; F4 - 1/3 lÃmina aplicado pala manhÃ, 1/3 meio-dia, 1/3 aplicada pela tarde; F5 â lÃmina total acumulada aplicada a cada dois dias. No experimento II os tratamentos consistiram de cinco doses de adubaÃÃo nitrogenada, aplicada via fertirrigaÃÃo, definidos a partir da recomendaÃÃo de adubaÃÃo fazenda e pela anÃlise de solo, em doses crescentes que variaram de 50, 75, 100, 125 e 150% da recomendaÃÃo de adubaÃÃo. O delineamento experimental dos dois experimentos foi em blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetiÃÃes. Nos dois experimentos, foram avaliadas as seguintes variÃveis: altura de planta, diÃmetro do caule, comprimento dos ramos, peso dos frutos, nÃmero de frutos por planta, diÃmetro de frutos e produtividade. No experimento I as mÃdias de peso de frutos variaram entre 52,81 a 59,05 g. No experimento II as mÃdias de peso de frutos variaram entre 40,00 a 63,50 g. Observou-se ainda uma relaÃÃo direta entre nÃmero de frutos por planta e a produtividade da figueira. As diferentes frequencias de irrigaÃÃo aplicadas no perÃodo de 0 a 190 dias apÃs a primeira poda de produÃÃo da figueira, cultivar Roxo de Valinhos, nÃo influenciaram significativamente (p>0,05) as variÃveis altura de planta, diÃmetro do caule, comprimento dos ramos, nÃmero de frutos por planta, diÃmetro do fruto, peso do fruto e produtividade. A aplicaÃÃo de diferentes doses de nitrogÃnio, via fertirrigaÃÃo, no perÃodo de 0 a 190 dias apÃs a primeira poda de produÃÃo da figueira cultivar Roxo de Valinhos nÃo influenciou significativamente (p>0,05) as variÃveis altura de planta, diÃmetro do caule, comprimento dos ramos, nÃmero de frutos por planta, diÃmetro do fruto, peso do fruto e produtividade.

ASSUNTO(S)

irrigacao e drenagem ficus carica l fertirrigaÃÃo produÃÃo cultivo e desenvolvimento. ficus carica l. fertigation yield growth and development

Documentos Relacionados