Desenvolvimento de um novo processo de limpeza e condicionamento de grÃos de trigo. / Development of a new process of cleanness and conditioning of wheat grains.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/05/2007

RESUMO

O processo utilizado pelas indÃstrias na moagem do trigo à composto de quatro operaÃÃes unitÃrias que consiste na sua primeira etapa, da limpeza dos grÃos, tendo como finalidade separar suas impurezas; o condicionamento, permitindo que os grÃos atinjam teor de umidade ideal para a mÃxima extraÃÃo da farinha; a moagem propriamente dita e a classificaÃÃo, realizada por peneiras em que sÃo obtidas as farinhas desejadas. No presente trabalho foi desenvolvido um processo de limpeza de trigo, baseado nas diferenÃas de densidade dos grÃos e suas impurezas, em soluÃÃes salinas, atravÃs de duas operaÃÃes unitÃrias, em substituiÃÃo ao processo tradicional. A primeira operaÃÃo à realizada em dois tanques contendo soluÃÃes de cloreto de cÃlcio com diferentes concentraÃÃes e uma segunda operaÃÃo consiste na secagem para retirada da umidade superficial dos grÃos. O teor de umidade dos grÃos no final da primeira etapa do processo foi de 17,96% para um tempo de operaÃÃo de 45 segundos e de 12,74% no final da segunda etapa, com uma vazÃo de ar à temperatura ambiente de 0,507 m3.s-1 apÃs 4,0 minutos. O teste de moagem experimental dos grÃos de trigos limpos pelo processo proposto apresentou rendimento de 60,02% e pelo processo tradicional, 47,67%. Os teores de cinzas das farinhas obtidas nos processos proposto e tradicional foram respectivamente: 0,58% e 0,59%. Os teores de cloreto das farinhas obtidas nos processos proposto e tradicional foram respectivamente: 15,52 mg.100g-1 e 0,95 mg.100g-1; e os teores de cÃlcio das mesmas fraÃÃes foram respectivamente: 43,53 mg.100g-1 e 5,89 mg.100g-1. A contagem total de bolores e leveduras e de Bacillus cereus sp. antes e apÃs a limpeza dos grÃos pelo processo proposto e tradicional foram de, respectivamente: 10 UFC.g-1 ; 3 x 102 UFC.g-1 ; <10 UFC.g-1 ; <102 UFC.g-1 ; <10 UFC.g-1 e 3 x 102 UFC.g-1. O sabor dos pÃes elaborados a partir das farinhas obtidas pelos processos proposto e tradicional nÃo apresentou diferenÃa significativa em nÃvel de 5%. Os resultados mostra que os grÃos de trigo podem ser limpos atravÃs da metodologia proposta, sem haver o desenvolvimento de glÃten durante o processo de moagem e da presenÃa de sabor amargo ao pÃo, quando se utiliza cloreto de cÃlcio nas soluÃÃes salinas de separaÃÃo dos grÃos e suas impurezas.

ASSUNTO(S)

ciencia e tecnologia de alimentos grÃo de trigo-limpeza grÃo de trigo-condicionamento desenvolvimento de processos. wheat grain-cleanness grain of wheat-conditioning development of processes.

Documentos Relacionados