Desenvolvimento de um jogo virtual simulado em suporte básico de vida

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. esc. enferm. USP

DATA DE PUBLICAÇÃO

01/11/2018

RESUMO

RESUMO Objetivo: Validar o conteúdo de um objeto virtual de aprendizagem no formato de jogo educativo simulado, tipo Role Playing Game, sobre suporte básico de vida para acadêmicos e profissionais de saúde. Método: Estudo metodológico, de construção e validação de conteúdo de um objeto virtual de aprendizagem, com abordagem quantitativa dos dados, realizado entre agosto e setembro de 2016. Resultados: O jogo foi desenvolvido em 13 telas, nove apresentaram conteúdos de suporte básico de vida, e as demais, orientações gerais para o avançar do jogo. As cinco sugestões dos especialistas foram acatadas pelos pesquisadores, a maioria relacionada aos quesitos organização, clareza e vocabulário. Nenhum item foi considerado inadequado pelos juízes, e o jogo apresentou um valor médio de 0,96 de índice de validade de conteúdo e 0,92 de Kappa. Na avaliação pela escala de Likert, o jogo foi considerado em todas as análises um excelente conteúdo para um objeto virtual de aprendizagem. Conclusão: Espera-se que esta tecnologia de aprendizagem possa apoiar o ensino das técnicas de suporte básico de vida para acadêmicos e profissionais de saúde, assim como estimular o desenvolvimento de estratégias de ensino como esta em outros cenários, a fim de avançar no delineamento dos processos formativos em saúde.

ASSUNTO(S)

reanimação cardiopulmonar tecnologia educacional educação a distância simulação estudos de validação

Documentos Relacionados