Desempenho Financeiro de Curto Prazo: avaliando a eficiência da gestão de capital de giro no setor de telecomunicações no Brasil no período de 2006 a 2008. / Short-Term Financial Performance: evaluating the efficiency of working capital management in the Brazilian telecommunication sector in the period 2006 to 2008.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

04/05/2010

RESUMO

O capital de giro é importante para viabilizar financeiramente os negócios e contribuir para formação do retorno econômico do investimento realizado. Neste sentido, a gestão financeira de curto prazo se torna fundamental para a sobrevivência e para o crescimento dos negócios. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência de gestão de capital de giro e verificar o desempenho contábil-financeiro de curto prazo das empresas de capital aberto no setor de Telecomunicações, telefonia móvel e fixa, no Brasil no período de 2006 a 2008, como ferramenta para apoio às decisões das empresas. Para tanto, utiliza-se de quatro indicadores contábil-financeiros de curto prazo: Liquidez Corrente, Liquidez Imediata, Ciclo Financeiro e Necessidade de Capital de Giro. Para análise da eficiência da gestão financeira de curto prazo é utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados mostram que no ano de 2006 as empresas Tim e Telenorte são tidas como eficientes em termos de gestão financeira de curto prazo. Já em 2007, a Vivo, a Telefônica e a Telemar NL alcançaram o desempenho máximo. Em 2008, novamente a Tim e a Telemar NL são apontadas como as melhores. No período como um todo, a Tim e a Telemar NL são as duas melhores empresas. Além disso, os resultados também mostraram que CTBC Telecom foi a empresa de pior desempenho.

ASSUNTO(S)

capital de giro gestão financeira de curto prazo desempenho eficiência dea administracao working capital shot-term financial management performance efficiency dea

Documentos Relacionados