Performance and reproductive parameters of different strain of japonese quail (coturnix coturnix japonica) / DESEMPENHO E PARÂMETROS REPRODUTIVOS DE DIFERENTES LINHAGENS DE CODORNAS JAPONESAS (Coturnix coturnix japonica)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho e parâmetros reprodutivos de diferentes grupos genéticos de codornas japonesas entre seis e 26 semanas de idade. Foram utilizadas 384 codornas japonesas, distribuídas de acordo com delineamento experimental em blocos casualizados, considerando como blocos os pesos das aves no início do experimento. Os tratamentos estudados foram três grupos genéticos, com oito repetições, totalizando 48 parcelas com oito aves cada (dois machos e seis fêmeas). As aves receberam rações formuladas a partir de recomendações contidas no NRC (1994) tendo como base farelo de soja e milho moído. As variáveis de desempenho foram estudadas a cada período de 14 dias e foram realizados três ensaios de incubação, com 15, 24 e 33 semanas de idade. Para a análise estatística utilizou-se o procedimento GLM do programa SAS e as médias comparadas pelo teste t de Student. Em cada ensaio de incubação, foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, sendo considerados blocos as incubadoras, com 70 repetições por tratamento, sendo considerado um ovo a parcela. As variáveis estudadas foram peso do ovo, eclodibilidade, peso ao nascer, perda de peso e peso no alojamento. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste t de Student (5% de probabilidade). As linhagens apresentaram diferenças entre si para peso ao início de produção e idade aos 50% de produção, sendo que a linhagem comercial apresentou os melhores resultados. Para as variáveis persistência de pico, produção de ovos, consumo de ração, viabilidade e comportamento de bicagem não foram observadas diferenças entre as linhagens. O peso das aves influenciou o peso do ovo. Nos ensaios de incubação, a linhagem comercial apresentou maior peso de ovo incubável e maior peso ao nascer das codorninhas. Conclui-se no presente estudo que há diferenças significativas para desempenho e parâmetros de incubação entre as linhagens de codornas japonesas estudadas.

ASSUNTO(S)

producao animal incubação zootécnico reproduction performance japanese quail 1. codornas reprodução incubation codorniz reprodução

Documentos Relacionados