Desempenho e características de carcaça de codornas de corte em função da idade da matriz, peso do ovo e nível nutricional

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Realizaram-se quatro experimentos para avaliar o efeito da idade da matriz e peso do ovo sobre as características de desempenho e carcaça, e outros dois experimentos para avaliar o efeito do teor de proteína bruta (PB) da dieta sobre o desempenho, características de carcaça e morfometria da mucosa intestinal de dois grupos genéticos de codornas de corte (EV1 e EV2). No experimento 1 e 2, codornas oriundas de ovos mais pesados e de matrizes das classes 205 e 280 dias de idade apresentaram maiores desempenhos. Ovos mais pesados originaram codornas mais pesadas ao nascimento. Codornas oriundas de classes de matrizes com 205 e 280 dias de idade e de categorias de peso de ovo de 13,0-14,9 e 15-16,9g apresentaram maiores pesos corporais e de carcaça aos 42 dias de idade. Nos experimentos 3 e 4, as correlações obtidas entre os pesos nas diferentes idades indicaram que o peso corporal aos 21 dias foi mais correlacionado fenotipicamente com o peso ao abate. No experimento 5 e 6, os teores de PB para máximo desempenho produtivo do nascimento ao 21º dia de idade foi 33% para ambos grupos genéticos e do nascimento ao 42º dia de idade foi 29,38% e 28,80% para os grupos EV1 e EV2, respectivamente. Os níveis de PB influenciaram significativamente a área e densidade das vilosidades do jejuno e duodeno no grupo EV1 e as áreas e volumes das vilosidades do íleo e duodeno no grupo EV2.

ASSUNTO(S)

proteinas na nutrição animal teses. codorna alimentação e rações teses codorna carcaças teses ovos pesos e medidas teses.

Documentos Relacionados