Desdobramentos da impressão na arte contemporânea

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a Impressão e seus desdobramentos na arte contemporânea. Para estruturá-la, parti da minha própria experiência como artista e educadora. Por considerar minha produção artística em processo, não a confrontei diretamente, mas optei por estabelecer a Impressão como objeto de pesquisa, tomando como corpus de investigação artistas que utilizam procedimentos de impressão que tangenciam meu trabalho. Esse corpus foi composto de uma obra específica de cada um dos seguintes artistas: Jean Dubuffet, Robert Rauschenberg, Luciano Fabro e Giuseppe Penone. Investiguei como a Impressão se dá em cada uma dessas obras, buscando encontrar um possível vínculo existente entre elas e analisando, sobretudo, suas especificidades. Foram elas que me guiaram na construção da reflexão teórica, atuando como interlocutoras com um campo teórico preestabelecido, composto por textos de Didi-Huberman desenvolvidos para o catálogo LEmpreinte e pelo texto A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução, de Walter Benjamin. Esses textos permitiram-me refletir sobre a ampliação do conceito de Impressão, sobre o seu caráter anacrônico e também sobre a questão da reprodutibilidade técnica da imagem. A partir de um conceito ampliado de Impressão, relacionei as obras estudadas a outras linguagens, como desenho, gravura, escultura e pintura, abordando-as a partir do seu poder de abertura ou dentro de um campo ampliado, como fez Rosalind Krauss a respeito da escultura americana na década de 1970.

ASSUNTO(S)

impressão teses. fabro, luciano, 1936-2007 teses. penone, giuseppe, 1947- teses. teses eba. gravura séc. xx teses. arte moderna sec. xx teses.

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