DependÃncia quÃmica e juventude: a carreira moral de jovens adictos em InstituiÃÃes de RecuperaÃÃo / Addiction and youth: the moral career of young addicts Institutions Recovery

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/01/2011

RESUMO

O presente trabalho de dissertaÃÃo tem por objetivo compreender a real intervenÃÃo e o alcance das prÃticas terapÃuticas (mÃdica ou religiosa) de trÃs instituiÃÃes fechadas que se propÃem a recuperar dependentes quÃmicos, entendendo como tal o indivÃduo cujas atividades do cotidiano centram-se no consumo de uma ou mais drogas em detrimento de qualquer outra atividade. Os dependentes quÃmicos informantes dessa pesquisa estÃo na faixa etÃria entre 15 e 29 anos, sÃo usuÃrios de drogas ilÃcitas e, em sua totalidade, estÃo ou estiveram institucionalizados. Busco, a partir dos seus discursos, alcanÃar as possÃveis interferÃncias daquelas prÃticas nas suas relaÃÃes com as drogas, alÃm do impacto do discurso institucional na representaÃÃo do vÃcio para esses jovens. SÃo tambÃm informantes da pesquisa profissionais de saÃde e religiosos que lidam diretamente com os jovens. Procurei utilizar como recurso metodolÃgico as narrativas dos jovens a respeito das suas trajetÃrias com as drogas e com as instituiÃÃes, alÃm do observar, do etnografar e, assim, tentar tecer uma âteia de significadosâ na perspectiva de Clifford Geertz, visando entender um universo que à legitimado cientificamente e pelo imaginÃrio social como um âlugarâ de transformaÃÃo e de recuperaÃÃo.

ASSUNTO(S)

sociologia dependÃncia quÃmica tratamento instituiÃÃo doenÃa pecado chemical dependence treatment institution illness sin toxicÃmanos - assistÃncia em instituiÃÃes - fortaleza(ce) jovens - uso de drogas - fortaleza(ce) obras da igreja junto aos toxicÃmanos - fortaleza(ce) comunidades terapÃuticas - fortaleza(ce) toxicomania - hospitais - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados