Delimitação de parques aquícolas para o cultivo da "ostra nativa" Crassostrea rhizophorae (Guilding,1828) no litoral Norte do Estado de Pernambuco - Brasil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O presente trabalho visa a delimitação parques aqüícolas para o cultivo da ostra nativa Crassostrea rhizophorae os quais integram o Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura no litoral norte de Pernambuco. Foram identificados, selecionados e hierarquizados descritores que possibilitaram a elaboração de um modelo conceitual subsidiando o processo de seleção de áreas potenciais para fins de ostreicultura. Realizou-se a batimetria nas secções transversais dos canais estuarinos selecionados com o auxílio de um ecobatímetro acoplado a GPS (Global Positioning System) e Palmtop. Posteriormente, com um GPS geodésico foi realizada a demarcação dos parques aqüícolas. Identificaram-se oito descritores ambientais, sete sócio-econômicos e cinco de produção/logística capazes de subsidiar no processo de seleção das áreas potenciais ao cultivo de ostra. Foram delimitadas três faixas de preferência, nas quais demarcaram-se seis parques aqüícolas, sendo três pertencentes ao município de Goiana (estuário do rio Itapessoca), dois de Igarassu (estuário do rio Timbó) e um de Itapissuma (canal de Santa Cruz.), onde poderão ser inseridas 263 áreas aqüícolas, totalizando 77,2 ha de parques aqüícolas.

ASSUNTO(S)

ostreicultura recursos pesqueiros e engenharia de pesca oyster farming individual aquaculture areas mariculture maricultura Áreas aqüícolas pernambuco (br) crassostrea rhizophorae

Documentos Relacionados