Del gongorino confortable a la gongorina incómoda: la inscripción americana del Barroco a partir de Boca do Inferno
AUTOR(ES)
Croce, Marcela
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2020-04
RESUMO
Resumo O artigo propõe uma leitura do barroco brasileiro em chave latino-americana. Com esse propósito, ele lida com a novela Boca do Inferno de Ana Miranda e inicialmente a contrasta com O sequestro do Barroco na Formação da literatura brasileira: o Gregório de Matos de Haroldo de Campos. Com base na figura de Gregório de Matos, o trabalho postula a necessidade de correlacionar o poeta baiano com Sor Juana Inés de la Cruz. A hipótese do texto é que Sor Juana é “sequestrada” no barroco brasileiro por causa do desafio que fez ao padre Vieira (outro personagem central do romance de Miranda) e que sem a inclusão de Sor Juana é impossível definir o barroco na América. O exercício aponta para um estudo de caso sobre a necessidade de incluir a literatura brasileira, de manira mais orgânica, à literatura latino-americana.
Documentos Relacionados
- O corpo que incomoda: Movimentos Sociais, Corpo e Autoridade
- El amor a la patria y a la tribu: las retóricas de la memoria incómoda
- “Dejar de ser síntoma con el silencio”: la inscripción del exilio-retorno en el campo de la salud mental en la posdictadura argentina (1983-1986)
- Autarkeia económica: la legitimación del discurso económico a partir de la noción de physis
- Estimación del número de reproducibilidad basal para la leishmaniasis tegumentar americana en dos localidades del nordeste de la Provincia de Salta, Argentina