Definição e delimitação dos circuitos de comercialização bovina como elemento metológico de intervenção sanitária: o caso da febre aftosa no estado de Mato Grosso do Sul

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/11/1993

RESUMO

Foram elaborados e avaliados os Circuitos de Comercialização Bovina (CCB) como complemento para compreensão e atuação sobre o espaço agropecuário do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, 1989. Os CCB são definidos como espaço geopolítico constituído por elementos que mantém entre si, determinado grau de relacionamento de compra ou venda/ingresso ou egresso de bovinos, em período determinado. Foram construídos por meio de análise do transito bovino, que sinaliza para a dinâmica, intensidade e predominância da entrada e saída de animais nos municípios considerados como unidade primária de análise. Determinou-se que o Estado de Mato Grosso do Sul apresenta três circuitos de comercialização: o Noroeste, o Nordeste e o Sul e dezenove municípios de ligação. A existência dos circuitos assinalam transformações na distribuição dos sistemas de produção bovina do Estado decorrentes, principalmente, da interiorização das indústrias frigoríficas. Conclui-se que a metodologia proposta apresenta-se como instrumento dinâmico para planejamento estratégico e que a análise do trânsito animal, como indicador direto, deve ser considerada na caracterização do risco diferenciado para doenças transmissíveis de curso agudo, especialmente a febre aftosa.

ASSUNTO(S)

saude animal metodologia teses. saude animal planejamento teses. febre aftosa epidemiologia mato grosso do sul teses. bovino doenças epidemiologia teses.

Documentos Relacionados