De um porão para o mundo : a vanguarda paulista e a produção independente de LP´S atraves do selo Lira Paulistana nos anos 80 : um estudo dos campos fonograficos e musical

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O enfoque deste trabalho é a produção musical dita independente que ocorreu na cidade de São Paulo no início da década de 1980, que gravitou em torno do teatro e gravadora independente Lira Paulistana. O fechamento do mercado fonográfico para novos artistas, e também as condições técnicas dessa indústria  cujas etapas produtivas podiam ser autonomizadas e terceirizadas  favoreceram a trajetória independente de algumas bandas em relação à indústria de discos instalada no Brasil. As motivações, as dificuldades e os méritos dos músicos independentes foram analisados neste trabalho segundo as premissas teóricas de Pierre Bourdieu. Através da “Teoria dos Campos de Produção Simbólica” foi possível delinear dois campos distintos: o campo fonográfico e o campo musical, cada qual com lógicas internas próprias. A partir de tal referencial teórico, pudemos interpretar as trajetórias individuais dos músicos em questão, bem como desvendar o funcionamento administrativo do teatro e gravadora independente Lira Paulistana.

ASSUNTO(S)

vanguarda arte moderna vanguarda (arte) vanguardismo vanguarda estetica

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