Okra to Santo Antonio: the religious dimension in the construction and development of urban areas in Santo Antonio de Goias (1903 - 2008) / De quiabo a Santo Antônio : a dimensão religiosa na construção e desenvolvimento do espaço urbano em Santo Antônio de Goiás (1903 2008)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente dissertação trata do processo de formação da cidade de Santo Antônio de Goiás e tem como pano de fundo a influência da religiosidade na constituição do espaço urbano e dos grupos sociais. O tema reporta-se ao início do século XX quando os primeiros migrantes se instalaram à beira dos córregos que circundam a região. A partir de então ocorreram diversas transformações. Na década de 1940, com a instalação do Ministério da Agricultura na fazenda Capivara a vila tomou impulso urbano e comercial. E em 1982 esse órgão vendeu essa propriedade a EMBRAPA, que instalou o centro nacional de pesquisa arroz e feijão CNPAF, atualmente EMBRAPA - Arroz e Feijão. Esta acelerou o processo de urbanização do então distrito. Em 1990, quando este foi emancipado, operaram-se diversas conquistas. Buscou-se também reconstituir o cotidiano das pessoas e, consequentemente, identificou-se as características dos grupos que se formavam. Nesse sentido, observou-se que as tradições religiosas, traduzidas principalmente nas festas católicas, as quais permeiam a identidade do grupo, não só preservam os valores religiosos dessa comunidade, mas renovam e Mantém a hierocracia católica. Além de consolidarem a cidade e o território religioso.

ASSUNTO(S)

grupos sociais identidade religious territory 1. cidade 2. história 3. território religioso 4. identidade 5. grupos sociais identity social groups historia território religioso history história city cidade

Documentos Relacionados