De quem é a ayahuasca? Notas sobre a patrimonialização de uma “bebida sagrada” amazônica
AUTOR(ES)
Assis, Glauber Loures De, Rodrigues, Jacqueline Alves
FONTE
Relig. soc.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-12
RESUMO
Resumo Este artigo procura discutir a patrimonialização da ayahuasca, bebida psicoativa de origem amazônica usada ritualmente por religiões institucionalizadas, como o Santo Daime, União do Vegetal e Barquinha; povos indígenas, como os Yawanawa e os Ashaninka; e toda uma gama de pessoas que vão dos vegetalistas peruanos aos neoxamãs que habitam as grandes metrópoles. A partir das discussões em torno do processo de patrimonialização envolvendo essa bebida, veremos que a ayahuasca é polifônica, polissêmica e policêntrica; que existe um verdadeiro campo ayahuasqueiro, permeado de alianças e conflitos internos; e que a patrimonialização da ayahuasca revela uma cartografia complexa, em que há a convivência de diferentes epistemologias e intensas disputas de poder.
ASSUNTO(S)
ayahuasca patrimônio imaterial santo daime união do vegetal tradição
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