De Francisca a Chiquinha: o pioneirismo insuspeito de Chiquinha Gonzaga
AUTOR(ES)
Cesar, Rafael do Nascimento
FONTE
Tempo soc.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-04
RESUMO
Resumo Este artigo toma a trajetória da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga (1847-1935) com o objetivo de analisar o processo de construção social de seu renome com base nas inflexões de gênero presentes no campo da produção cultural carioca nas primeiras décadas do século XX. A tentativa de circunscrever a rede de relações sociais na qual ela se inseria – dando especial atenção à constituição de seu arquivo pessoal e à confecção de sua primeira biografia pela folclorista Mariza Lira (1899-1971) – é amparada por uma perspectiva socioantropológica que vê na história de vida da compositora o resultado de um projeto coletivo no qual interesses diversos são negociados e materializados em uma narrativa específica. Nesse sentido, tanto o nome Chiquinha Gonzaga quanto seu adjetivo “pioneira” podem ser repensados à luz dessa complexa dinâmica.
ASSUNTO(S)
chiquinha gonzaga biografia sociologia da cultura gênero
Documentos Relacionados
- O balanço de Chiquinha Gonzaga : do carnaval a opereta
- A História Da Ocupação Chiquinha Gonzaga: Uma Análise Marxista Do Processo De Conscientização Do Sujeito
- Entre o pioneirismo e o impasse: a reforma paulista de 1920
- Mulheres desregradas: autorretratos e o corpo grotesco nos cartuns de Chiquinha
- O amante adotado: Chiquinha e Joãozinho, composição além da música*