Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
AUTOR(ES)
Marcia Almada
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
15/07/2011
RESUMO
A presente tese e uma reflexao sobre os significados, os usos e a producao de manuscritos adornados no Brasil durante o seculo XVIII, tendo como fonte de analise principal os livros de compromisso de irmandades leigas. A pratica colonial e inserida no contexto internacional da cultura escrita da Era Moderna, especialmente em sua relação com a experiencia iberica. Sao analisadas as interacoes tecnicas, esteticas e iconograficas do contexto ibero]americano, bem como identificadas algumas das fontes modelares textuais e graficas que regeram a execucao dos documentos, possibilitando igualmente a compreensao do dialogo estabelecido com outras formas de expressao visual proprias do seculo XVIII. Os significados dos documentos adornados sao interpretados em sua situacao historica, a partir das condicoes materiais com as quais se constituiram e das atividades, sujeitos e instituicoes que giraram em torno da sua produção, circulacao, recepcao e preservacao. As informacoes visuais sao utilizadas profusamente para recolha de informacoes, tendo em vista que os objetos da cultura material das sociedades trazem em sua concepcao visual uma correspondencia com os valores socialmente aceitos em uma determinada epoca e sao expressoes materiais dos modos de viver. E considerado que a atividade da ornamentacao de documentos estava plenamente viva durante o seculo XVIII e os investimentos feitos eram uma pratica distendida socialmente. Variados grupos sociais, da elite as camadas populares, fizeram uso da escrita, em suas formas graficas rebuscadas ou mais simplificadas. O aprendizado das normas e das tecnicas podia ser feito em graus variados e nao descartava o autodidatismo. As dinamicas aplicacoes das regras assinalam que os usos que se faziam da escrita estavam alem do ambito exclusivo dos grupos de letrados.
ASSUNTO(S)
manuscritos séc. xviii teses. caligrafia séc. xviii teses. pintura sec. xviii teses. estética séc. xviii teses. história teses. brasil história séc. xviii
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/EJAO-8JXLA7Documentos Relacionados
- Da pena ao pincel: o passado paulista (re)criado nas encomendas de Afonso Taunay a Oscar Pereira da Silva
- Entre o giz e o pincel: um estudo sobre os percursos educacionais de artistas plásticas e professoras de artes
- Edição de manuscritos de Paranaguá do século XVIII : um percurso filológico
- Perspectivas para o ensino escolar da história do português brasileiro : manuscritos paranaenses do século XVIII
- José Coelho de Noronha: artes e ofício nas Minas Gerais do século XVIII