Da circulação trágica ao mito da irradiação liberal: negros e imigrantes em Santos na década de 1880

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/1992

RESUMO

A presente dissertação procura estudar o abolicionismo na província de São Paulo, e em particular em Santos, na década de 1880. A escolha dessa situação local se deveu a memória histórica que enaltece o abolicionismo santista, como um dos mais radicais centros de libertação de escravos da província. Inicialmente procuramos verificar como ocorreram as fugas de escravos das fazendas do interior; o caráter desses deslocamentos populacionais, bem como a participação neles dos radicais caifazes. A situação dos escravos no momento mesmo das fugas surpreende pelas privações e desamparo que essas pessoas sofreram. A partir dessa análise sugerimos que o abolicionismo assumiria, enquanto processo sócio-material das fugas e acostamento de escravos, um caráter de transgressão à ordem escravista e não o de sua transformação. O local privilegiado para o esconderijo dos escravos foragidos era o sítio do Jabaquara, em Santos. Nele encontramos o convívios de duas tendências: a tendência à identificação étnica dos seus moradores e a tendência de controle e exploração de sua população pelos interesses da cidade. O Jabaquara não poderia ser, portanto, caracterizado como um quilombo, como o faz a memória histórica. A cidade, por sua vez, não oferecia equipamentos urbanos mínimos necessários para que tanto escravos e libertos, como trabalhadores nacionais e imigrantes pobres pudessem ter, de fato, uma qualidade de vida melhor do que no passado. Nesse contexto específico, o padrão de liberdade exercido por setores do abolicionismo e do comércio da cidade junto aos seus trabalhadores não admitia o conflito social. Os episódios de tensões trabalhistas revelaram uma certa continuidade da coerção escravista no trabalho livre. Contudo, os mesmos abolicionistas que atuavam na transgressão, também cumpriam os requisitas legais das emancipações por meio das alforrias; configurando assim uma estranha aliança entre transgressão e lei na instituição do trabalho livre

ASSUNTO(S)

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