Da ameba ao psicólogo: diálogos de Popper com a psicologia / From the Amoeba to the Psychologist: Popper dialogues with Psychology

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

13/06/2011

RESUMO

Pouco se conhece da obra de Popper entre os psicólogos à parte alguma informação sobre as suas contribuições à Filosofia da Ciência. Todavia as relações que Popper manteve com a disciplina, seja a sua formação inicial nesta área, ou seus escritos em que abordava matéria psicológica, foram várias e profícuas. Em sua pretensão mais modesta este trabalho é uma retomada do estudo destas relações, entretanto ele pretende não só recapitulá-las, mas também argumentar em favor da atualidade das contribuições de Popper para a Psicologia em diversos níveis: do metateórico à sugestão de hipóteses para testagem empírica. Os principais resultados aos quais a pesquisa conduziu foram: a) o rastreamento de Bühler e Selz como principais influências do campo da Psicologia sobre a obra de Popper. A Psicologia da Aprendizagem de Selz inspirando suas idéias sobre o problema do crescimento do conhecimento, e a solução pluralista de Bühler para a crise da psicologia, associada à sua Teoria da Linguagem, colaborando para a criação do pluralismo metodológico; b) a identificação do pluralismo metodológico popperiano como base de uma epistemologia interacionista. Seu pluralismo tem grande potencial para repercussões na Psicologia, especialmente na forma da Teoria dos Mundos e do papel concedido ao Mundo 3 tanto na constituição do psiquismo, quanto na mediação da relação entre seres autoconscientes; c) as incursões de Popper na Teoria da Evolução, como o modelo popperiano do Dualismo Genético, e a proposição de que seu esquema tetrádico do crescimento do conhecimento pode ser entendido como uma generalização da evolução darwinista enriquecem, colaboram com debate corrente no campo da Psicologia Evolucionista no que se refere ao papel desempenhado pelo comportamento ativo dos organismos na evolução e do alcance do dawinismo universal; d) A idéia de que o eu pode em grande medida ser entendido como um objeto de Mundo 3, com todas as suas propriedades, resulta em um fértil campo de especulação que lança luz sobre problemas contemporâneos em Psicologia Cultural, como o da interobjetividade, e a complementariedade dos processos de internalização e externalização; e) algumas propostas concretas de hipóteses a serem testadas são apresentadas ao conjugar-se a idéia popperiana de que a ciência é a um só tempo uma atividade criativa e crítica, com a perspectiva do Self-Dialógico. Eu- Crítico, e Eu- Criador, poderiam ser entendidos como I-positions dos cientistas concretos; f) a Epistemologia da maturidade de Popper, com sua ênfase na crítica do indutivismo e em determinado ethos científico, podem nos ajuda a enfrentar o problema da Crise da Psicologia. Apesar dos resultados acima não esgotarem toda a possibilidade de diálogo que se pode estabelecer entre a obra de Popper e a Psicologia (pois haveria ainda outros aspectos que poderiam ser abordados, como a relação de Popper com a Psicanálise; o problema do individualismo metodológico e suas conseqüências para a Psicologia Social; novas maneiras de se pensar o inconsciente a partir do entendimento do eu como um objeto do Mundo 3, etc.), acredita-se que o presente trabalho representa ganhos substanciais ao debate teórico acerca das relações que se propõe discutir

ASSUNTO(S)

crises crisis cultural psychology epistemology evolutionary psychology karl raimund popper (1902-1994) karl raimund popper (1902-1994) psicologia cultural psicologia do self psicologia evolucionista racionalismo rationalism self psychology teoria da evolução theory of evolution epistemologia

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