CULTURAL POLICIES AND YOUTH: MEDIATIONS BUILDING THE TENSIONS AND JOURNALISM STUDENT. / POLÍTICAS CULTURAIS E JUVENTUDE: TENSÕES E MEDIAÇÕES CONSTRUINDO O JORNALISMO ESTUDANTIL.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/12/2008

RESUMO

Este trabalho analisa a construção do Jornalismo Estudantil feito por grupos de estudantes de ensino médio nas escolas públicas do Ceará através da ONG Comunicação e Cultura. Pretendeu-se, com isto, compreender e interpretar o caráter singular do espaço que esse tipo de mídia proporciona ao fomentar teias complexas de relações e significados muitas vezes conflitantes entre jovens e gestores educacionais, ao mesmo tempo em que põem em movimento suas políticas de cultura ao articular-se com bandeiras minoritárias e outras movimentações de juventude fora da escola. Para analisar este laço constitutivo entre as diversas e divergentes culturas e políticas emergentes naquele espaço público recorreu-se às reflexões de autores como Antônio Gramsci, Hannah Arendt e Jesus Martin-Barbero. Foram analisados discursos e ações dos sujeitos envolvidos na produção de jornais entre os anos de 2004 e 2005 nas escolas do município de Maracanaú, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, perfazendo um total de cinco grupos ou Clubes do Jornal.

ASSUNTO(S)

sociedade civil espaço público comunicação alternativa juventude como minoria políticas de cultura. politicas publicas civil society public space alternative communication political culture. youth and minority

Documentos Relacionados