Cultural heritage, identity and childhood in the neighborhood of bom jua: Salvador - Bahia / PatrimÃnio cultural, infÃncia e identidade no bairro Bom JuÃ, Salvador-Bahia

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/01/2012

RESUMO

As memÃrias e os patrimÃnios cultural material e imaterial sÃo acervos que transversalizam homens e mulheres desde o nascimento que com o tempo constroem suas identidades nas relaÃÃes que estabelecem onde vivem. Essa dissertaÃÃo versa sobre o bairro do Bom JuÃ: Salvador, Bahia. à um bairro de maioria afrodescendente e como tal padece com as invisibilidades e silÃncios acerca de sua histÃria em termos gerais. Partindo desse princÃpio, trabalhamos com as memÃrias e histÃrias dos seus moradores, no intuito de que essas nÃo se percam no tempo, ou sejam vÃtimas da globalizaÃÃo cultural, por serem importantes para forjar as identidades negras na coletividade, as quais resultam no sentimento de pertencimento e valorizaÃÃo da cultura de base africana, tempo em que corporifica o seu patrimÃnio. Tivemos como objetivo estudar e conhecer a infÃncia e o patrimÃnio cultural material infantil atravÃs das histÃrias infantis, mÃsicas, brincadeiras, atividades, e composiÃÃo do ambiente escolar. Do campo de pesquisa que seriam as Escolas Amigos do Rei e ComunitÃria do Bom JuÃ, ampliou-se para o bairro em sua totalidade. Isto porque entendemos que a escola nÃo existe sem o bairro, e que para fazer frente a uma educaÃÃo antirracista antinegro, estando ela inserida num bairro de maioria negra, deve valorizar a cultura e o patrimÃnio cultural de base africana presentes no local. Utilizamos como categoria teÃrica a afrodescendÃncia, bairro de maioria afrodescendente, identidade afrodescendente, infÃncia em bairro de maioria afrodescendente e patrimÃnio cultural. A metodologia de pesquisa foi a afrodescendente de pesquisa. Nesse mÃtodo o pesquisador conhece e faz parte do campo a ser pesquisado, nÃo se distancia do mesmo, por que tem uma relaÃÃo anterior com os pesquisados e o lÃcus de sua pesquisa. A relaÃÃo pesquisador e pesquisado à de sujeito-sujeito, tendo como pressuposto o conhecimento da histÃria africana, dos afrodescendentes e da cultura de base africana, alÃm de utilizar a autobiografia,onde o pesquisador atravÃs da revisita à sua histÃria de vida, entenda a construÃÃo de sua identidade e das identidades coletivas com base na histÃria social, numa visÃo âdesde dentroâ. ConcluÃmos que: A infÃncia existe para as crianÃas e nÃo à vista pelos adolescentes, adultos e professores da mesma forma. Logo se opera com o pensamento de uma infÃncia ideal por parte dos adultos e professores e nÃo com a infÃncia real. Os maiores patrimÃnios sÃo: as pessoas, a amizade; a formaÃÃo de grupos de: jovens, adultos, crianÃas e da associaÃÃo de moradores, que foram importantes para a histÃria do bairro, quanto para a de outros bairros de maioria afrodescendente soteropolitanos. A sua organizaÃÃo social culminou na formaÃÃo da FederaÃÃo de AssociaÃÃo de Moradores de Salvador e na ConfederaÃÃo Nacional de AssociaÃÃo de Moradores responsÃveis pela promoÃÃo e elaboraÃÃo de polÃticas pÃblicas para a cidade de Salvador. Logo,a formaÃÃo dos grupos de Samba Duro Junino e Blocos Afro, rezas de Santo Antonio, Desfiles, Lavagens e Festas com cunho polÃticos, foram importantes para o fortalecimento das identidades negras em Salvador.SÃo patrimÃnios as pessoas, a festa da padroeira do bairro, os desfiles das escolas, as brincadeiras infantis,7 pedrinhas, elÃstico, corre-corre, bater lata entre outras e os grupos de capoeira. Identificamos vÃrias formas de viver a infÃncia no bairro de acordo com a localizaÃÃo das ruas, e que existe uma infÃncia afrodescendente que està para alÃm das amarras e conceitos elaborados pelas teorias raciolÃgicas no sÃculo XIX. Essa infÃncia existe e vive e essa crianÃa aprende, cria e recria.

ASSUNTO(S)

infÃncia em bairro de maioria afrodescendente patrimÃnio cultural afrodescendÃncia african-descendent majority neighborhood childhood cultural heritage educacao bairro de maioria afrodescendente afro-brazilian salvador-bahia brazil crianÃas negras â educaÃÃo â bom juÃ(salvador,ba) crianÃas negras â bom juà (salvador,ba) â condiÃÃes sociais crianÃas negras â bom juà (salvador,ba) â usos e costumes patrimÃnio cultural â bom juà (salvador,ba) negros â identidade racial cultura afro-brasileira african-descendent

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