Cultivo superintensivo de camarões marinhos: efeitos no ajuste da relação C/N e tratamento do efluente em reatores em bateladas sequenciais (RBS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Os graves prejuízos mundiais causados pelos episódios de enfermidades obrigaram a indústria da carcinicultura a buscar formas de se manter sustentável. A redução do efluente, associada a intensificação dos cultivos, mostrou ser uma alternativa interessante do ponto de vista econômico e ambiental. Utilizando melaço, o presente estudo avaliou duas formas de ajuste da relação C/N nos parâmetros de qualidade da água do cultivo superintensivo de Litopenaeus vannamei: uma com base na quantidade de ração fornecida, denominada Fertilização Fixa (FF) e outra com base na concentração de amônia, denominada Fertilização Pontual (FP). No Tratamento Controle (TC) não foi feito uso de melaço. A FP apresentou as menores médias de amônia (3,04 mg L-1), nitrito (6,49 mg L-1), nitrato (0,38 mg L-1), ortofosfato (0,60 mg L-1) e transparência (15 cm) e as maiores para sólidos suspensos totais (786 mg L-1), voláteis (360 mg L-1) e turbidez (134,2 UNT). A alta concentração da amônia na FF e no TC foi responsável pela baixa sobrevivência dos camarões. Mesmo na FP, procedimentos paralelos ao ajuste da relação C/N devem ser realizados para não expor os camarões a concentrações sub-letais de amônia. O uso de Reatores em Bateladas Seqüenciais (RBS) tratando o efluente da FP foi uma alternativa capaz de remover mais de 40% da DBO5, 70% do nitrogênio, 40% dos sólidos suspensos totais e 60% dos sólidos suspensos voláteis.

ASSUNTO(S)

compostos nitrogenados Águas residuais - purificação Água - qualidade engenharia sanitaria camarão marinho - criação - aspectos ambientais

Documentos Relacionados