Cultivo do melÃo sob diferentes frequÃncias de irrigaÃÃo e parcelamento da adubaÃÃo nitrogenada no Vale do Curu, CE / Cultivation of melon under different irrigation frequencies and nitrogen rates on installment Vale do Curu, CE (BR).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/02/2012

RESUMO

O meloeiro possui relevante importÃncia sÃcio-econÃmica no Nordeste brasileiro, sendo que os estudos que definem a frequÃncia de irrigaÃÃo e a Ãpoca de aplicaÃÃo da adubaÃÃo nitrogenada adequadas à cultura sÃo fundamentais, podendo melhorar consideravelmente o rendimento e a qualidade dos frutos. Desse modo, o experimento foi conduzido durante os meses de julho a outubro de 2011, com o objetivo de avaliar o comportamento do meloeiro cultivado sob diferentes frequÃncias de irrigaÃÃo e parcelamentos da adubaÃÃo nitrogenada em diferentes Ãpocas. O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental Vale do Curu, Pentecoste, CearÃ, Brasil. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com parcelas subdivididas. Os tratamentos consistiram da combinaÃÃo de seis frequÃncias de irrigaÃÃo: F1 - 2,0 dia-1; F2 - 1,0 dia-1; F3 - 0,5 dia-1; F4 - 0,3 dia-1; F5 - 0,25 dia-1 e F6 - 0,2 dia-1 e quatro aplicaÃÃes parceladas da adubaÃÃo nitrogenada recomendada de 90 kg ha-1: N1 - 100% aos 20 dias apÃs a semeadura (DAS) - (0-100-0-0); N2 - 30% na semeadura e 70% aos 20 DAS - (30-70-0-0); N3 - 30% na semeadura, 30% aos 20 DAS e 40% aos 35 DAS (30-30-40-0); N4 - 20% na semeadura, 30% aos 20 DAS, 30% aos 35 DAS e 20% aos 50 DAS (20-30-30-20). Verificaram-se que as aplicaÃÃes de Ãgua com maior frequÃncia, assim como a aplicaÃÃo da adubaÃÃo nitrogenada em cobertura atà 50 DAS propiciaram melhor desenvolvimento à cultura, as quais possuem maior comprimento da haste principal, nÃmero de folhas, diÃmetro do caule e matÃria seca da parte aÃrea (folhas, hastes). Quanto Ãs caracterÃsticas fisiolÃgicas (condutÃncia estomÃtica, fotossÃntese e transpiraÃÃo) a frequÃncia de irrigaÃÃo diÃria (F2) propiciou os melhores resultados. NÃo houve efeito significativo na variÃvel fotossÃntese com o parcelamento da adubaÃÃo nitrogenada. Quanto Ãs caracterÃsticas de qualidade dos frutos, as maiores frequÃncias de irrigaÃÃo propiciaram frutos de melhor qualidade quanto ao sÃlidos solÃveis totais e acidez total; no entanto, o pH dos frutos nÃo foi influenciado pelo manejo da irrigaÃÃo. Sob condiÃÃes de dÃficit hÃdrico os frutos apresentaram maior Ãndice de maturaÃÃo (ratio). Verificaram-se maiores dimensÃes e Ãndice de formato dos frutos, massa mÃdia e potencial produtivo total sob altas frequÃncias de irrigaÃÃo. O maior potencial produtivo foi obtido com o tratamento F2 (frequÃncia de irrigaÃÃo de um dia) com 18.846,80 kg ha-1. Quanto ao parcelamento da adubaÃÃo nitrogenada, a aplicaÃÃo em cobertura do N atà 35 DAS apresentou frutos com maior massa mÃdia (933,13 g fruto-1).

ASSUNTO(S)

engenharia agricola cucumis melo l. cucumis melo l drip semiarid nitrogen melÃo - cultivo meloeiro - irrigaÃÃo - adubaÃÃo plantas - efeito do nitrogÃnio gotejamento semiÃrido nitrogÃnio

Documentos Relacionados