Crítica e sociabilidade: a rubrica teatral do L’Écho de l’Amérique du Sud (1827-1828)

AUTOR(ES)
FONTE

História

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/09/2019

RESUMO

RESUMO A crítica teatral, como rubrica e gênero de base do feuilleton, foi praticada no Brasil pelos primeiros impressores e editores franceses da imprensa periódica que por aqui se instalaram. Pierre Plancher, figura chave do processo de transferência das práticas culturais das mídias impressas, da França para o Brasil, lançou em língua francesa, no Rio de Janeiro, o periódico L’Indépendant (1824-1827), que Émile Sévène, deu continuidade sob o novo nome de L’Écho de l’Amérique du Sud (1827-1828). Em ambos, a crítica de espetáculos tinha espaço garantido. Assim, este artigo tem como objeto de estudo e a crítica teatral do Écho de l’Amérique du Sud, considerando o contexto de incorporação da coletividade e da diversidade cultural da vida urbana moderna, inserida no processo de modernização da imprensa periódica, ocorrido a longo do século XIX. A descrição e o exame das críticas teatrais, de seus métodos e procedimentos de apreciação, abordagens e estratégias de escrita compõem o foco do estudo, além da investigação sobre os indícios de sociabilidades presentes na rubrica teatral. Animadas pela cultura midiática e por ela incorporadas, as sociabilidades exploram as potencialidades dessa cultura da mídia impressa, em vias de pleno desenvolvimento e modernização em contexto transnacional.ABSTRACT Theatrical criticism, as basic rubric and genre of the feuilleton, was practiced in Brazil by the first French printers and editors of the periodic press who settled here. Pierre Plancher, a key player in the process of transferring cultural practices of print media from France to Brazil launched in Rio de Janeiro the French journal L'Indépendant (1824-1827), which Émile Sévène continued under the new name of L'Écho de l'Amérique du Sud (1827-1828). In both, the show criticism had guaranteed space. Thus, this article has as its object of study the theatrical criticism of the Écho de l'Amérique du Sud, considering the context of incorporation of the collectivity and cultural diversity of modern urban life, inserted in the process of modernization of the periodic press, which took place throughout the 19th century. The description and examination of theatrical criticism, its methods and procedures of appreciation, approaches and writing strategies make up the focus of the study, as well as the investigation of the evidence of sociability present in the theatrical rubric. Animated by and incorporated by the media culture, sociability exploits the potential of this print media culture in the process of full development and modernization in a cross-national context.

Documentos Relacionados