Crescimento compensatório e privação alimentar no desempenho produtivo do robalo-flecha
AUTOR(ES)
Herrera, Leandro Amaral, Silva, Francisco da Costa, Santos, Ana Paula dos, Sousa, Otávio Mesquita de, Sanches, Eduardo Gomes
FONTE
Pesq. agropec. bras.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-06
RESUMO
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da privação alimentar e a ocorrência de crescimento compensatório sobre o desempenho produtivo de formas jovens do robalo-flecha (Centropomus undecimalis). O experimento teve duração de 60 dias, em que os peixes - 35 indivíduos por tanque - foram divididos nos três seguintes grupos de tratamentos: com alimentação todos os dias (controle); com alimentação cinco dias por semana, seguidos de dois dias de jejum; e com alimentação quatro dias por semana, seguidos de três dias de jejum. Os tratamentos de privação alimentar proporcionaram indicadores de desempenho significativamente inferiores aos do controle. Formas jovens da espécie não devem ser submetidas a períodos de privação alimentar, pelos prejuízos que esta prática acarreta ao desempenho produtivo.
ASSUNTO(S)
centropomus undecimalis hiperfagia manejo alimentar maricultura.
Documentos Relacionados
- Eugenol como anestésico para juvenis de robalo-flecha
- Efeito do estradiol-17β na feminização, crescimento e sobrevivência de juvenis de robalo-flecha (Centropomus undecimalis)
- Influência da densidade de estocagem no cultivo de juvenis de robalo-flecha mantidos em laboratório
- Robalo-flecha alimentado em regimes alternado e contínuo com dieta suplementada com o probiótico Bacillus subtilis
- A utilização de frequência alimentar elevada pode afetar o desempenho produtivo do robalo flecha Centropomus undecimalis (Bloch, 1792)?