Crenças sobre escrita e seu ensino : implicações para o processo de formação inicial do professor de inglês como língua estrangeira
AUTOR(ES)
Leandro Tadeu Alves da Luz
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
A formação de professores de língua estrangeira tem buscado subsídios nos estudos sobre o pensamento do professor, especialmente no que concerne às crenças na fase inicial de desenvolvimento profissional (BARCELOS 2004b, 2003, 2001, JOHNSON 1999 e 1994, GIMENEZ 1994, PAJARES 1992). Este estudo teve como foco as crenças de alunos do curso de Letras Anglo-Portuguesas sobre escrita em inglês como língua estrangeira e seu ensino (BAMBIRRA 2004, GARCIA 2004, MARCO 2003, RODRIGUES JUNIOR 2003, LOPES 1997). O estudo concentrou-se em diagnosticar as crenças mediante a aplicação de um inventário, composto por 47 asserções, além de uma pergunta aberta e de um questionário com informações pessoais, para 66 informantes. Para corroborar as informações obtidas por meio do inventário, foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com duas informantes A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa. As crenças diagnosticadas revelam uma visão mais tradicional da escrita em Inglês como língua estrangeira e seu ensino. Para a maioria dos informantes, escrever em Inglês é um ato mecânico e está ligado à correspondência entre a grafia e a pronúncia das palavras. Os informantes acreditam que exercícios estruturais são exemplos de escrita em Inglês, servindo exatamente para que o aluno decore a grafia das palavras. A maioria atribui ao professor o papel central no processo de ensino-aprendizagem de escrita. A pesquisa revelou ainda uma forte insatisfação dos informantes em relação ao seu curso de formação e em relação ao ensino de Inglês e de escrita em Inglês na escola pública. Com relação ao segundo objetivo (avaliar o instrumento especialmente elaborado para acesso às crenças sobre escrita em língua inglesa e seu ensino) os dados obtidos por meio de entrevistas com duas informantes revelaram que o inventário se mostrou eficaz para detectar as crenças, embora não se possa considerá-lo isoladamente, sem a triangulação com outros métodos de coleta de dados.
ASSUNTO(S)
formação de professores professores de inglês - formação teacher training english teachers
ACESSO AO ARTIGO
http://189.90.64.145/document/?code=vtls000116997Documentos Relacionados
- A fala do professor de ingles como lingua estrangeira : alguns subsidios para a formação do professor
- Crenças sobre o ensino de vocabulario em lingua estrangeira (ingles) para alunos iniciantes
- Crenças dos interagentes em teletandem: Implicações para o ensino de Português como língua estrangeira
- Configuração de competencias de um professor de lingua estrangeira (ingles) : implicações para a formação em serviço
- Ensino da produção escrita em lingua estrangeira (ingles) em um curso de linguas : influencia da avaliação ou concepção de escrita do professor?