CRAQUEAMENTO CATALÍTICO DE n-HEPTANO SOBRE ZEÓLITAS ZSM-12 COM DIFERENTES RAZÕES SiO2/Al2O3 VISANDO OBTER ADITIVOS DE BAIXO CUSTO PARA CATALISADORES DE FCC. / CATALYTIC CRACKING OF N-HEPTANE ON ZEOLITE ZSM-12 WITH DIFFERENT REASONS SIO2/AL2O3 AIMING TO GET LOW COST FOR ADDITIVES CATALYTIC FCC.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/02/2009

RESUMO

O Petróleo é de vital importância para a sociedade devido aos seus derivados com largo emprego nas atividades econômicas e principalmente sua utilização como fonte energética. A expansão econômica e social do país, nas últimas décadas, vem exigindo importante desenvolvimento da nossa infra-estrutura, notadamente no setor de energia. O petróleo que se posiciona como a fonte de energia líder mundial, apresentou acentuada oscilação do preço médio internacional ao longo dos últimos anos, atingindo no segundo semestre do ano de 2008 o maior preço já praticado desde os primórdios da indústria petrolífera. Neste cenário adverso, melhorias no processo de refino do petróleo representam ganhos em larga escala para sociedade. O presente trabalho de pesquisa teve como finalidade avaliar as características de eficiência de catálise de zeólitas ZSM-12 (Zeolite Socony Mobil) para serem utilizadas como aditivos de baixo custo para produção de catalisadores heterogêneos microporosos para a etapa de craqueamento catalítico (FCC), possibilitando futuras reduções no custo de refino do petróleo. As zeólitas são aluminossilicatos cristalinos, que, na sua forma ácida, desempenham o papel de principal componente ativo dos catalisadores de FCC. A zeólita ZSM-12 apresenta uma estrutura formada por poros unidimensionais de abertura elíptica contendo 12 tetraedros SiO4 (ou AlO4), com diâmetro de 5,5 x 5,9 Å. Nos experimentos foram utilizadas amostras de ZSM- 12 de razões SiO2/Al2O3 de 50, 80, 100 e 150, e foi possível observar que quanto maior a cristalinidade da amostra (verificada por difração de raios-X) maior a conversão durante o craqueamento. A região de máximo de conversão ocorre aproximadamente na razão SiO2/Al2O3 de 80 a 100 e intervalos de tempo entre 0 e 20 minutos. Os resultados mostraram-se bastante promissores para as razões SiO2/Al2O3 avaliadas, apresentando alta conversão e seletividade (principalmente ao C1 e C3), apontando a ZSM-12 como potencial aditivo zeolítico de baixo custo para catalisadores de FCC.

ASSUNTO(S)

catalisadores zeolíticos fcc microporosos aditivos de baixo custo engenharia quimica zeolitic catalysts fcc microporous low cost additives

Documentos Relacionados