Corredores de atividades múltiplas: uma nova definição para os espaços terciários? / Corridors of multiple activities: a new definition to the tertiary spaces?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O processo de expansão do tecido urbano da cidade de Maceió, caracterizado pela criação de regiões mais valorizadas além dos limites da Área Central, incentivado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico através vulgarização do automóvel que possibilitou novos deslocamentos e pela atividade imobiliária que tinha o objetivo de criar novos vetores de ocupação, coincide com o período de abandono do Centro como principal local de moradia e de localização dos postos de trabalho, do comércio e dos serviços. Acompanhando este processo de ocupação de novas áreas citadinas, teve-se a ação do poder público em desafogar o trânsito da região central, na década de 1980, em virtude da pouca capacidade de absorver a demanda exigida de veículos. Esta ação estava refletida na criação de novos elementos Zonas e Corredores de Atividades Múltiplas nos quais a atividade terciária pudesse se instalar. Sendo, inicialmente, responsáveis em aproximar as atividades terciárias das residências, criando novas centralidades, os Corredores de Atividades Múltiplas, tiveram seu conceito e função transformados, passando a ser definidos a partir da passagem do transporte público, sem que fossem consideradas a função e a capacidade das vias em que foram instalados. O resultado deste processo revela uma alteração significativa na paisagem e nos espaços de circulação e convivência, refletindo uma sobreposição de funções as quais passam a comprometer o desenvolvimento de cada uma em simultaneidade.

ASSUNTO(S)

tertiary space centrality centralidade espaço terciário corridor of multiples activities centro center corredores de atividades múltiplas urban landscape arquitetura e urbanismo paisagem urbana

Documentos Relacionados