Corpos em movimento: um estudo sobre o processo de criação do ator cinematográfico em contexto de formação

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta dissertação é o resultado de um estudo feito em um curso de atuação para cinema. Com o objetivo geral de investigar o processo de criação do corpo em cena, foram estabelecidos dois objetivos específicos: investigar as mudanças de qualidade no corpo do ator e investigar as diferentes vozes com as quais o ator dialoga neste processo. Para isto, o olhar sobre os movimentos, modos pelos quais o corpo afeta e é afetado, possibilitou uma análise que se fez no diálogo com diferentes perspectivas teóricas, como a teoria psicológica de Vygotsky, a filosofia da linguagem de Bakhtin e a filosofia da vida de Bergson. Reconhecendo as diferenças entre as diversas referências apresentadas neste trabalho foram mobilizados aspectos teóricos que contribuíram com problematizações que emergiram na pesquisa de campo. Numa perspectiva que desnaturaliza a realidade estudada e que não sobrepõe ao real conceitos a priori, o empírico permitiu o olhar sobre as diferenças, singularidades que a vida não cessa de produzir. No contexto estudado ressaltaram-se jogos com os limites entre ficção e realidade que o próprio dispositivo coloca e retira. A análise aponta para diversos modos da criação acontecer, impossibilitando generalizações, inclusive dentro de um mesmo dispositivo artístico. Deste modo, afirmam-se os processos de criação como acontecimentos que se dão no situacional, em eventos que lançam possibilidades e devires.

ASSUNTO(S)

psicologia artes cênicas criação (literária, artística, etc.) psicologia atores e atrizes de cinema

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