Corpos belos nos ambientes virtuais: estudo por meio da sociologia visual
AUTOR(ES)
Zanetti, Marcelo Callegari, Moiolli, Altair, Schiavon, Mauro Klebis, Rebustini, Flávio, Machado, Afonso Antonio
FONTE
Rev. educ. fis. UEM
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-09
RESUMO
O corpo belo esteve sempre presente no imaginário e anseio das pessoas que cada vez mais lançam mão de recursos a fim de atingir tal beleza. Na contemporaneidade, esta beleza também é buscada na construção de avatares e parece contaminar os ambientes virtuais. Por isso, realizamos um trabalho com o objetivo de investigar o belo nestes ambientes, representados por avatares no jogo Second Life. Como proposta metodológica, investigamos 28 pessoas em oito diferentes ambientes. Na análise dos dados, optamos pela utilização da sociologia visual. Como principais resultados, encontramos a construção de avatares com atributos físicos almejados por nossa atual sociedade, no qual, as mulheres buscam explorar a sensualidade e os homens a força física. Tais resultados nos levaram a concluir que padrões corporais cultuados podem ser amplamente encontrados nestes ambientes.
ASSUNTO(S)
cultura da beleza desenvolvimento humano desenvolvimento tecnológico
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