Corpo de lama : um estudo sobre a expressão textual do Mangue Beat e sua contribuição como vetor de ressignificação do projeto poético modernista brasileiro

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta dissertação tem como objeto de estudo a expressão textual do movimento Mangue Beat. A partir da investigação de um corpus de letras de canções selecionadas, contextualizadas histórica e culturalmente, visa-se à análise da inserção do movimento na trajetória da Música Popular Brasileira no século XX, bem como sua relação com o projeto poético modernista brasileiro. Para tanto, é feita inicialmente uma leitura comparativa dos manifestos do movimento Mangue, do Tropicalismo e do Modernismo. Em um segundo momento, são analisadas letras de canções selecionadas do compositor Chico Science, líder do Mangue Beat, num estudo comparado com letras de canções significativas do movimento tropicalista e poemas da primeira fase do movimento modernista. A mobilização instrumental analítica transversal valeu-se dos três níveis de consciência propostos por Barthes (1971): a paradigmática, a sintagmática e a simbólica.

ASSUNTO(S)

teoria literaria mangue beat brazilian modernism brazilian poetry modernismo brasileiro tropicalismo brazilian literature poesia canção brazilian popular music post-modernity. literatura brasileira mangue beat tropicalism lyrics música popular brasileira brasileira, pós-modernidade.

Documentos Relacionados