Cooperação e competição em um aglomerado produtivo: o caso do setor moveleiro de Carmo do Cajuru (MG) / Cooperation and competition in a cluster: the case of furniture industry in Carmo do Cajuru (MG)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

03/03/2011

RESUMO

A busca pelo aumento da competitividade, aliada ao anseio dos pequenos empresários por novos mercados, surgem como fatores motivadores para o surgimento de aglomerações de empresas. Vários mecanismos podem ser citados como facilitadores na adaptação a esse novo cenário, como a cooperação e competição entre as empresas. Nesse sentido o objetivo do presente estudo é caracterizar o processo de cooperação no aglomerado do setor moveleiro na cidade de Carmo do Cajuru (MG), bem como a importância das indústrias para o desenvolvimento local. A indústria brasileira de móveis, foco deste estudo tem revelado particularidades em relação às demais esferas da economia. Diferentemente dos outros setores, esse se caracteriza pela grande quantidade de micro e pequenas empresas, atuando em um mercado extremamente segmentado e com mão de obra relativamente barata. O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se, do ponto de vista teórico, ao verificar o quanto a competição e a cooperação podem interferir no desempenho do mercado. Do ponto de vista empírico, justifica-se ao proporcionar ao município uma visão das formas de competição e cooperação utilizadas no setor, o que pode auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas efetivas que visem o melhoramento do aglomerado. Para atender ao objetivo da pesquisa, separou-se o estudo em duas fases distintas. A primeira fase foi de cunho quantitativo, utilizando o método survey para a aplicação de questionários. Posteriormente, para abranger os elementos qualitativos foi realizado um estudo de caso com duas empresas do município. Para a análise quantitativa dos dados do questionário foram utilizadas análises univariadas e multivariadas (análise de cluster e discriminante) e para parte qualitativa utilizou-se, após a transcrição das entrevistas, da análise de conteúdo. Conclui-se que o aglomerado de Carmo do Cajuru não pode ser visualizado como um arranjo organizado, mas sim como uma aglomeração incipiente, pois apresenta apenas alguns elementos característicos de uma aglomeração. Ainda conclui-se que a competição está presente na aglomeração, enquanto a cooperação apresenta apenas alguns vestígios. Entretanto, apesar de não poder ser caracterizado como um aglomerado estruturado, o mesmo possui grande importância econômica para o município além de possuir alguns fatores potenciais para seu desenvolvimento, fatos que podem vir a auxiliar em um crescimento mais estruturado para o setor.

ASSUNTO(S)

aglomerados produtivos competição cooperação indústria moveleira administracao clusters competition cooperation furniture industry

Documentos Relacionados