ConvergÃncia de renda e desenvolvimento regional no Paranà (1999-2006) / Income convergence and regional development in the Paranà State (1999-2006)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objetivo principal deste estudo compreende a anÃlise da distribuiÃÃo municipal de renda per capita do Estado do ParanÃ, no perÃodo de 1999-2006. Economia que se coloca como a 5a mais expressiva do Brasil, à caracterizada pela razoÃvel renda relativa e grandes disparidades regionais internas. Esta Ãltima particularidade motivou este estudo, o qual buscou verificar a ocorrÃncia da convergÃncia de renda per capita entre os municÃpios do Estado. Para esta empreitada utilizou-se a AEDE e a modelagem economÃtrica espacial para dados de painel com efeitos fixos, estimada por MQO, atravÃs do programa computacional GeoDa. Foram empregadas 4 proxies de variÃveis explicativas sendo: Capital Produtivo, Capital Humano, Capital Natural e o logaritmo neperiano do PIB per capita, e como variÃvel dependente, a taxa de crescimento do PIB per capita municipal. Evidenciou-se que alguns fatores potencializam o processo de crescimento econÃmico municipal, destaca-se o Capital Produtivo, que dentre as variÃveis analisadas, desempenhou o principal papel positivo. Jà o Capital Humano apresentou importÃncia secundÃria, e o Capital Natural, praticamente nÃo influenciou o crescimento. Os resultados tambÃm apontam que a espacialidade se mostrou fator extremamente importante para a economia paranaense, sugerindo que o desempenho econÃmico de uma determinada localidade, de modo geral, à influenciado diretamente pelo desempenho de seus vizinhos. Deve ser destacado tambÃm, que mesmo os municÃpios compartilhando de algumas caracterÃsticas comuns, as idiossincrasias e potencialidades locais desempenharam papel fundamental para o crescimento destes. Em suma, as anÃlises revelaram que as disparidades quanto à renda per capita apresentaram tendÃncia de reduÃÃo entre as economias municipais paranaenses, ou seja, dada a conjuntura estabelecida, ficou evidenciado a ocorrÃncia do processo de convergÃncia de renda per capita, tanto absoluta quanto condicional, demonstrando que o desenvolvimento econÃmico està tendendo a se disseminar pelos espaÃos geogrÃficos estaduais. No entanto, estima-se que precisariam quase 59 anos para que as diferenÃas de renda per capita municipais atingissem a half-life, o que caracteriza a necessidade de polÃticas pÃblicas voltadas à reduÃÃo destas disparidades regionais, visto que a convergÃncia mesmo tendendo a ocorrer, à bastante lenta entre os municÃpios paranaenses.

ASSUNTO(S)

crescimento e desenvolvimento economico convergÃncia de renda desenvolvimento regional economia paranaense distribuiÃÃo de renda - paranà renda per capita - 1999-2006 - paranà produto interno bruto economia regional desigualdade regional desigualdade econÃmica modelos economÃtricos income convergence regional development paranaâs economy

Documentos Relacionados