Controle de nematóides gastrintestinais pelo método Famacha em matrizes caprinas SRD nos períodos de gestação e lactação.

AUTOR(ES)
FONTE

AGRINORTE

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar a infecção parasitária em matrizes caprinas SRD, utilizando-se o método Famacha. Utilizou-se aproximadamente 50 animais SRD, durante o período de gestação e lactação, mantidas em pasto nativo, formado por caatinga rebaixada e enriquecida com capim Tanzânia (Panicum maximum cv. Tanzânia). Os animais receberam água e suplementação mineral ad libitum. Durante o período chuvoso (janeiro a maio) a avaliação pelo Famacha foi realizada quinzenalmente e no período seco (junho a dezembro) mensalmente. A avaliação da conjunctiva ocular dos animais através do Famacha, usou como parâmetro os diferentes graus da conjuntiva que apresenta variações na coloração de vermelho rosado até o branco pálido numa escala que varia de 1 a 5, respectivamente. Os animais foram classificados em uma das 5 categorias de acordo com a coloração da mucosa ocular. Entretanto, apenas os animais das categorias 3, 4 e 5 receberam tratamento com Closantel a 10% (10mg/kg). Foi possível observar que durante o final do período de gestação e no decorrer da lactação, houve aumento do número de animais com grau 3, decorrente da queda de imunidade. A resistência aumenta na idade adulta, porém existem determinadas épocas e condições fisiológicas em que o animal encontra-se mais susceptível.

ASSUNTO(S)

famacha caprino raça srd nematódeo gastrintestinal haemonchus contortus trichostrongylusl colabriformes controle mucosa ocular

Documentos Relacionados