Contribuição da via STIM1/Orai1 para as diferenças relacionadas ao sexo na entrada de cálcio em miócitos vasculares durante a hipertensão arterial. / Activation of STIM1/Orai1 mediates sex-differences in the calcium influx in vascular miocytes from hypertensive rats.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Os distúrbios na regulação da concentração de cálcio (Ca2+) citoplasmático contribuem para a patogênese da hipertensão arterial. Evidências sugerem que as moléculas de interação estromal (STIM) atuam como sensores dos estoques intracelulares de Ca2+, enquanto as proteínas Orai representam as subunidades que formam os canais de Ca2+ ativados pela liberação de Ca2+ (CRAC). Neste estudo avaliamos a participação de STIM1/Orai1 na regulação das concentrações de Ca2+ citoplasmático e na ativação da contração vascular em aortas de ratos hipertensos. Nossos resultados sugerem que a ativação de STIM1/Orai1 pode representar um novo mecanismo que modula alterações vasculares nos níveis de Ca2+ intracelular na hipertensão arterial e que contribui para as diferenças sexuais de reatividade vascular em animais hipertensos.

ASSUNTO(S)

orai1 diferenças sexuais (psicogênese) disfunção vascular hipertensão hormônios sexuais hypertension orai1 sex differences (psychogenesis) sex hormones stim1 stim1 vascular dysfunction

Documentos Relacionados