Contribuição da usina hidroelétrica de Henry Borden para o planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos de potência.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/10/2009

RESUMO

A implantação da Usina Hidroelétrica de Henry Borden incrementou sensivelmente a geração de energia elétrica no estado de São Paulo e foi fator decisivo para o processo de industrialização do país, contribuindo para o desenvolvimento da indústria e do comércio. Para sua operacionalização, foi necessária a construção do reservatório Billings, que causou profundas modificações na metrópole paulista em relação às questões ambientais, sociais e econômicas. Apesar do grande benefício trazido com a construção da usina, a constituição do estado de 1989 impôs restrições para a transferência das águas dos rios Tietê e Pinheiros para a represa Billings, inviabilizando a operação da Usina Henry Borden na sua totalidade. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a contribuição que o complexo Henry Borden agregaria ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica caso fosse viabilizado o fornecimento das águas necessárias ao funcionamento pleno dos seus geradores. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada uma contextualização da situação atual da utilização do complexo de Henry Borden, um levantamento das características de gestão do Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos de Potência seguido do histórico da construção e operação das usinas de Cubatão, com a verificação da respectiva potencialidade, utilizando dados reais para que se possa analisar e quantificar a sua influência no Sistema Elétrico Brasileiro.

ASSUNTO(S)

planejamento energético engenharia eletrica geração de energia elétrica produtibilidade represagem billings energia economia hydroelectric plant generation of electric power planning of the operation

Documentos Relacionados