Contextos para a dança : arte-psicologia-educação : caminhos do corpo sensível / Contexts for dance : Art-Psychology-Education : Paths to the sensitive body

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/02/2010

RESUMO

Esta dissertação tomou forma a partir da pesquisa que envolveu a reconstituição de minha trajetória profissional na dança. Adoto o formato relato para revelar os principais processos vivenciados na área artística e pedagógica, porém, busco contemplar mais do que a descrição objetiva das experiências. Abarco a compreensão de caminhos e "descaminhos" fundamentais para a organização de uma metodologia de atuação na interface artepsicologia-educação, que chamo de "Caminhos do Corpo Sensível". Desenvolvo o trabalho em três etapas, nomeadas como "1º Movimento", "Entremeios" e "2º Movimento". Como na composição de um processo criativo, aos poucos cada etapa demonstra suas contribuições para a construção de um grande corpo. No "1º Movimento" resgato minha vivência na Companhia de Danças de Diadema, onde experimentei um desenvolvimento além do artístico. Ela foi um marco na minha experiência de ensinar dança em localidades diversas, do centro à periferia da cidade, abrangendo faixas etárias e grupos sociais distintos. Partindo de uma pedagogia tradicional, surgiu a necessidade de uma revisão metodológica que abriu caminho para a investigação e a experimentação de novas formas de ensino. Em "Entremeios" apresento os caminhos que influenciaram fortemente minhas referências conceituais e práticas, fundamentando mudanças e embasando os meus passos em novas direções. Abordo os conhecimentos do Taoísmo, com sua filosofia e artes corporais, da psicologia com a oficina de criatividade (prática de intervenção psicoeducativa), assim como minhas experiências na Fundação Gol de Letra (organização não governamental) e no Projeto Dança-Comunidade com o Método de Reeducação do Movimento. No "2º Movimento" relato o processo vivido no Projeto Vocacional, onde atuei como artista-orientadora de dança na Casa de Cultura da Penha. Através da análise deste percurso foi possível identificar os príncípios de uma metodologia de ensino que, apesar de ser considerada aberta, aponta referências para os processos de iniciação e formação em dança, orientados para grupos de variados contextos etários, sociais e culturais. Em "Caminhos do Corpo Sensível" apresento os dois principais eixos da minha atuação prática: "Eixo 1 - Espaços do encontro" e "Eixo 2 - Estudos sobre a linguagem - a dança". Proponho uma abordagem integrada, que leva em consideração os elementos técnico-artísticos, a educação corporal e, principalmente, os conteúdos sensíveis dos processos. Os objetivos da atuação prática sistematizada nesta pesquisa são os de propiciar espaços sensíveis de encontro, expressão e criação que favoreçam a autonomia, o exercício de "dar-se voz" e o encontro da "vocação", despertando a escuta do coração, a poética do movimento e o sentido de transformação, estimulando ações individuais e coletivas, independentemente da idade, da classe social ou da condição econômica

ASSUNTO(S)

art teaching psychology education dança arte ensino psicologia educação dance

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