Construindo o design sócio-territorial - uma ferramenta de transformação social

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente dissertação pretende estabelecer um espaço possível de atuação entre a indústria do vestuário e o artesanato têxtil apresentando-os não como contextos dicotômicos, mas como elementos miscíveis geradores de diferencial competitivo em produtos embasados no design. Design não apenas territorial, redefinindo os valores identitários de cada cultura singular como a nova ordem nos aponta, mas social pois apóia-se no planejamento territorial e no desenvolvimento e na sustentabilidade das sociedades envolvidas. O processo de globalização cultural tem despertado reações protecionistas pelo temor de influxo de bens culturais com discursos unificadores de padrões dominantes e internacionais que atingiam a idéia de pertencimento. A industrialização como proposta das Políticas Públicas de desenvolvimento pode ser ineficaz e perigosa. Na verdade, encobre a importação de mão-de-obra barata pelas multinacionais e expõe o descomprometimento com a sociedade envolvida apenas propagando valores culturais hegemônicos de forma homogênea. Não há espaço para o novo, para o territorial, o identitário. É preciso, portanto, evocarmos um novo ser antropofágico que redirecione as propostas presumidamente ingênuas de europeizar (norte-amercanizar seria mais apropriado neste século) a cultura local. O moderno não é necessariamente o novo; o novo não é necessariamente o que vem de fora. A premissa é demarcar o local da diferença e a diferença está na exaltação das raízes culturais de cada povo. Indistintamente. De forma heterogenia. Os embates dicotômicos da regionalização X Modernismo; do artesanato X indústria; da tradição X europeização/norte-americanização não têm espaço neste contexto de inclusão. O olhar não é construído nos contextos exclusivistas mas nos territórios simbólicos que são gerados pelas interseções desses afrontamentos. Nesse panorama, a experiência brasileira é interpretada como um laboratório multicultural que antecipa localmente, em várias situações, os efeitos da globalização no contexto mundial. As interseções propostas entre a inserção da cultura do design nas indústrias de confecção do vestuário e o artesanato das comunidades têxteis buscam um novo conceito de design com características sócio-territoriais, essa pesquisa procura analisar os dados pertinentes ao design de moda no Brasil, com destaque para o Estado da Bahia, e viabilizar os caminhos para o encontro de um design identitário e capaz de agir em prol da transformação social, econômica e de descoberta e auto-realização dos envolvidos.

ASSUNTO(S)

design identidade nacional desenvolvimento social planejamento urbano e regional design national identity social development

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