Connections between the dance and the education in Fortaleza: repetition and invention. / ConexÃes entre DanÃa e EducaÃÃo em Fortaleza: repetiÃÃo do mesmo e invenÃÃo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

As conexÃes entre educaÃÃo e danÃa envolvem relaÃÃes pedagÃgicas, artÃsticas, histÃricas, polÃticas e econÃmicas. Existem diversos modos de se compreender o lugar da danÃa em uma sociedade. Baseando-me na micropolÃtica, a partir da anÃlise foucaultiana da educaÃÃo, seguindo nas proximidades da filosofia da diferenÃa e do acontecimento de Gilles Deleuze e Felix Guattari, bem como outros intercessores, elegi como problema central os efeitos que as diferentes relaÃÃes de aprendizagem de danÃa provocam nas subjetividades dos alunos, quais as possibilidades de existÃncia elas oferecem. Essas relaÃÃes dizem respeito aos modos cotidianos de prÃtica da danÃa dentro de instituiÃÃes. Foram escolhidos dois locais para a realizaÃÃo da pesquisa: uma escola cuja proposta pedagÃgica pode ser dita formal; e um grupo independente, cujo funcionamento envolve uma proposta de educaÃÃo nÃo-formal. Durante os meses de fevereiro a maio de 2008, acompanhei, duas vezes por semana, as atividades do grupo independente. Por sua vez, as atividades da escola foram acompanhadas durante os meses de maio e junho do mesmo ano, tambÃm duas vezes por semana. Em junho, foi realizada uma conversa com a coordenadora de esportes da escola. No mÃs de julho, foram realizadas as entrevistas com as professoras de ambos os locais, no intuito de aprofundar algumas questÃes nÃo esclarecidas. Utilizei de gravaÃÃes em Ãudio de todas as conversas realizadas, com aprovaÃÃo dos participantes. Durante o perÃodo de acompanhamento das atividades dos espaÃos pesquisados, houve uma busca de entendimento da sua atuaÃÃo e dos seus mecanismos produtores de subjetivaÃÃo. Acredito que a criaÃÃo em danÃa participa da construÃÃo da subjetividade de cada sujeito, num fluxo de relaÃÃes que se estabelecem entre os participantes e entre cada um e a instituiÃÃo em que aprende. A proposta da qual se partiu para elaborar esta dissertaÃÃo à a compreensÃo de que esses sujeitos que danÃam inventam modos de se construÃrem, de se organizarem. A pesquisa buscou o entendimento de como esses variados modos ocorrem dentro dos lugares eleitos. Todos os dados acumulados foram organizados em temÃticas comuns, como: a descriÃÃo dos locais, bem como sua organizaÃÃo; como ocorrem as aulas de danÃa; o professor coreÃgrafo; como se relacionar com as tÃcnicas ensinadas; e as possibilidades de criaÃÃo de modos de existÃncia. Percebi que ainda existem repetiÃÃes de padrÃes, mas hÃ, concomitantemente, a instauraÃÃo de produÃÃo do novo. Na sociedade de controle, a diferenÃa à reduzida a escolhas jà instituÃdas e criadas pelo marketing, pelos Ãndices de audiÃncia, pela publicidade, porÃm o acontecimento insiste e outras forÃas contra-efetuam atravÃs de outras mÃquinas de expressÃo. Ao discorrer sobre formaÃÃo, procurei indagar sobre o que a danÃa pode oferecer à educaÃÃo que esta nÃo conseguiria, digamos, sozinha. Outras possibilidades de afirmaÃÃo de modos de vida, esta foi a principal resposta encontrada. Ao propor uma conexÃo entre danÃa e educaÃÃo, aqui se construiu uma tentativa de mostrar que existem modos de uma educaÃÃo menor acontecendo na cidade de Fortaleza.

ASSUNTO(S)

educaÃÃo processos de subjetivaÃÃo body danÃa â estudo e ensino â fortaleza(ce) educacao danÃa corpo education , dance subjectivation processes danÃa na educaÃÃo â fortaleza(ce) educaÃÃo pelo movimento âfortaleza(ce)

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