Configurações do trato vocal na fonação habitual e no canto popular
AUTOR(ES)
Karissa Laiz Nuñez
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Objetivo: descrever as diferenças das configurações do trato vocal nas situações específicas de fonação habitual e de canto popular brasileiro, neste caso, considerando dois estilos distintos: bossa nova e samba. Método: Foi selecionada uma cantora do sexo feminino, de 33 anos de idade, cantora popular há 17 anos e professora de canto a 13 anos, trabalhando essencialmente com o canto popular brasileiro. A cantora foi submetida ao estudo dinâmico da fonação por imagem, por meio de videofluoroscopia foram registradas a imagem e a voz da cantora durante as emissões solicitadas. Foi realizada a gravação da voz da cantora, que reproduziu o que havia sido gravado no exame anterior, repetindo inclusive as freqüências, que foram controladas por um afinador. A amostra de voz foi registrada em computador e posteriormente analisada pelo mesmo. A avaliação perceptivo-auditiva utilizou a mesma amostra vocal. Todas as análises foram realizadas comparando-se a emissão cantada com a falada do mesmo trecho analisado. Resultados: o trato vocal comportou-se, em comparação à fala, da seguinte forma: a laringe apresentou uma estabilidade maior; a faringe manteve sua uniformidade; o véu apresentou uma movimentação mais lenta e suave; e a mandíbula movimentou-se mais verticalmente. Na analise acústica computadorizada constatamos maior intensidade e melhor definição de harmônicos. Na avaliação perceptivo-auditiva percebemos melhor aproveitamento da ressonância, melhor projeção e maior riqueza tímbrica. Conclusões: As estruturas do trato vocal configuraram-se de forma diversa para fala e para os estilos de canto estudados.
ASSUNTO(S)
fonoaudiologia voz fonação canto popular brasileiro canto popular distúrbios da comunicação uso da voz trato vocal
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.utp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=57Documentos Relacionados
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