Configurações do mito da nova ordemna cultura norte-americana em textos midiáticos de diferentes épocas / Settings of the new order myth in the north-american culture in media texts of different periods.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A presente tese busca compreender o processo de Comunicação das características da cultura norte-americana a partir da leitura e interpretação de textos midiáticos fílmicos de diferentes épocas. O apoio teórico parte da noção de memória textual e código-texto segundo estudos de Iuri Lotman, um dos pesquisadores da Semiótica da Cultura. Nessa perspectiva, as produções do cinema são consideradas como um sistema de signos inseridos na semiosfera correspondente. A descrição do sistema da cultura norte-americana é feita pela identificação de suas narrativas míticas fundacionais, de origem judaico-cristã, latina e egípcia. Os mitos são estudados como elementos encadeadores dos textos da cultura considerados relevantes para esta pesquisa, desde o Descobrimento (século 16) até o período da independência norte-americana (século 18). Uma vez descrito o sistema da cultura norte-americana, por meio da memória textual, procede-se à leitura de dois textos cinematográficos nos quais se verificam configurações desses elementos mitológicos. A tese comprova seu objetivo de demonstrar como o mito da nova ordem repercute em textos do cinema norte-americano do final do século XX, e como esse mito é reiterado na atualidade reforçando o papel preponderante da América como nação renovadora do mundo.

ASSUNTO(S)

mito e cultura myth and culture north-american messianism produção de sentido na mídia production of meaning in media text of culture texto da cultura texto fílmico communication and language comunicação e linguagem film text messianismo norte-americano

Documentos Relacionados