Configurações de uma plástica: do corpo à moda

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1998

RESUMO

A possibilidade de estabelecer uma articulação entre o corpo e a moda como praticas sociais e estéticas de usos e costumes em que divergências, rupturas e ritmos pertinentes ao vestuário inovam o desenho do corpo e a decoração corpórea direcionou nosso interesse para o desenvolvimento dessa pesquisa. Nossa pesquisa nos levou a estabelecer uma relação entre as plásticas que se estabelecem pela articulação de duas linguagens: a do corpo e a da moda, que manifestando-se enquanto textos pelos aspectos formais são recuperados por meio da percepção visual/plástica como uma combinatória de discursos plenos de significações. Inicialmente, o discurso do corpo estabelece uma série de possibilidades de ser e estar que, no conjunto de suas manifestações apresentam uma organização própria enquanto linguagem. Os discursos da moda, da mesma forma apresentam manifestações várias de estruturas múltiplas que se relacionam diretamente à plasticidade corpórea. O corpo é portanto o suporte ideal e sensível, que orienta o discurso da moda. Corpo e moda se articulam plasticamente no jogo do parecer do sujeito que personifica diferentes papeis ao compor sua aparência. Imbricados portanto, corpo e moda constituem possibilidades de presentificação e integração do sujeito ao mundo e um dos principais modos de estabelecimento de suas relações e que assim, articulados enquanto linguagem demonstram-se pertencentes a um determinado contexto sociocultural, revelador de códigos precisos, estabelecidos pela própria ordem social. É justamente na junção desses dois discursos, o do corpo e o da moda, entendidos sob a luz da Semiótica Discursiva, que nos possibilita recuperar efeitos de sentido onde sé estruturam modos de presentificação do sujeito, o qual constrói e manifesta determinados discursos que objetivam capturar a atenção do outro para garantir o reconhecimento de sua identidade por meio de qualidades e atributos reconhecíveis pela linguagem visual. As variações que a moda oferece ao corpo potencializando-o a nível performatico nas praticas discursivas são amplas, e possibilitam o estabelecimento da distinção e individualização por meio de programas narrativos, manipulativos, que o sujeito estrutura e que se manifestam nas situações de interação social. De forma abrangente, podemos definir o contexto social inicialmente em termos étnicos: cada povo possui seu próprio traje ou forma de ornamentar-se, assim como possui sua própria língua. Nessa ótica, cada indivíduo encontra-se vinculado a um certo modo de vestir e a todos os nexos institucionais ou afetivos que fazem a ligação entre o sujeito e o grupo ao qual pertence. Em cada uma dessas organizações de decoração corpórea, manifestam-se características de oposição e distinção, referentes a uma ordem social basilar que se organiza através de uma oposição binaria da categoria da sexualidade: masculino e feminino. Tal distinção, possibilita a manutenção e reconhecimento dos papeis sociais e se manifesta enquanto característica central desse discurso. O corpo, entendido enquanto suporte sensível, frente ao tratamento que a moda lhe oferece apresenta-se na relação entre plásticas, evidenciado, dissimulado, anulado ou conformado à plasticidade proposta pela moda que o reveste exteriormente pelos aspectos formais; eidéticos, topológicos, matéricos e cromáticos que ressemantizam e potencializam assim sua capacidade discursiva

ASSUNTO(S)

corpo humano -- aspectos simbolicos vestuario linguagem visual comunicacao moda -- aspectos simbolicos masculino/feminino

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