Configuração urbana e conforto térmico externo: uma avaliação em espaços urbanos na cidade de Maceió-AL. / Urban configuration and external thermal confort: an assessment in urban areas in the city of Maceió-AL.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A adequação climática dos ambientes externos urbanos é um fator importante para a obtenção de conforto térmico humano, particularmente em cidades tropicais, onde boa parte das atividades urbanas pode ser desenvolvida nos espaços externos. Diante disso, o presente trabalho busca contribuir para estudos em conforto térmico em espaços urbanos tropicais, avaliando a influência das diferentes configurações urbanas no conforto térmico dos usuários em Maceió, cidade tropical do Nordeste do Brasil. Foram escolhidos pontos de medição externa a partir das configurações espaciais distintas em frações urbanas na cidade estudada. Foram realizadas medições móveis das variáveis climáticas, temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do ar e temperatura de globo e aplicação simultânea de questionários junto aos usuários em dois bairros distintos, nos quais estavam localizados os pontos de medição. Da mesma forma, a sensação térmica real foi comparada com a sensação térmica obtida a partir de cálculo e índices existentes na literatura técnica. Os resultados encontrados mostram que as características dos espaços urbanos, como a presença ou não de vegetação, a utilização de marquise para promover sombreamento, o tipo de material constituinte das edificações, dentre outras, influenciam nos valores das variáveis climáticas e consequentemente na sensação de conforto ou desconforto dos usuários. Para os casos estudados, destaca-se a influência do sombreamento, através de marquises e vegetação, nos pontos considerados mais confortáveis. Tornam-se portanto, necessárias intervenções no ambiente externo de forma a adequar os espaços externos urbanos à realidade climática tropical, bem como pesquisas que discutam sobre os índices térmicos existentes de modo a traduzirem a sensação térmica de usuários nos trópicos.

ASSUNTO(S)

microclimas espaços externos urbanos arquitetura e urbanismo urban spaces human termal confort urban microclimates conforto térmico urbano configuração urbana

Documentos Relacionados