Conectando os fragmentos de José Enrique Rodó: uma análise dos originais de Ariel
AUTOR(ES)
Santos, Elisângela da Silva
FONTE
Revista Brasileira de Literatura Comparada
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
RESUMO A obra Ariel, do pensador uruguaio José Enrique Rodó foi publicada pela primeira vez em 1900 e escrita num momento crucial da história do continente. O eixo principal deste artigo é realizar uma análise dos materiais preparatórios da obra, a partir de uma pesquisa realizada nos arquivos do autor, lotados na Biblioteca Nacional do Uruguai. A análise dos seus arquivos nos auxiliou na recuperação de muitas leituras e debates realizados por Rodó no momento em que antecede à conclusão da obra. Pudemos observar que as teorias filosóficas acessadas por ele foram encaradas como mecanismos de conexão entre Europa e América. A partir de cada material preparatório da obra, encontramos um Rodó que escrevia e reescrevia suas ideias de modo minucioso. Nossa tentativa foi buscar perceber como em meio a esse emaranhado de “rascunhos soltos”, “leituras diversas”, podemos fundir e observar uma interpretação da realidade americana em processo de construção.
Documentos Relacionados
- Dilemas da Transição em Miguel de Unamuno e José Enrique Rodó
- A querela dos heróis: liderança política e ethos americano em Oliveira Lima e José Enrique Rodó
- A América Latina indivisível: a influência do positivismo no projeto intelectual de José Enrique Rodó
- As correspondências entre José Enrique Rodó e Miguel de Unamuno: o reencontro intelectual da Pátria Mãe com a Pátria Filha
- Dedução do limite de Chandrasekhar: uma abordagem didática dos trabalhos originais do autor