Condicionantes Naturais e SocioecÃnomicos da DesertificaÃÃo nos Trechos MÃdio e Baixo do Vale do Rio Jaguaribe no Estado do CearÃ. / Natural and socioeconomic constraints of Desertification in the medium and low Jaguaribe River Valley in the state of Ceara.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/06/2009

RESUMO

A desertificaÃÃo constitui uma forma de degradaÃÃo e vem se tornando um dos mais graves problemas ambientais enfrentados pela humanidade. As Ãreas suscetÃveis à degradaÃÃo/desertificaÃÃo foram reconhecidas na ConvenÃÃo de Combate a DesertificaÃÃo (1977), sendo consideradas como tal aquelas situadas nas regiÃes de clima Ãrido, semi-Ãrido e sub-Ãmido seco. O Estado do Cearà tem a maior Ãrea proporcional suscetÃvel à desertificaÃÃo no Nordeste Brasileiro onde se destacam o municÃpio de IrauÃuba, a RegiÃo dos Inhamuns e a regiÃo do MÃdio e Baixo curso do vale do Rio Jaguaribe. Dentro da temÃtica abordada, o presente estudo considerou sete municÃpios que se encontram na regiÃo do MÃdio e Baixo curso do Vale do Jaguaribe: Alto Santo, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, SÃo JoÃo do Jaguaribe e SolonÃpole. O objetivo geral do estudo foi avaliar, atravÃs de Ãndices, a Suscetibilidade Geoambiental Natural à DegradaÃÃo (ISGND) e a Suscetibilidade Geoambiental AntrÃpica a DegradaÃÃo (ISGAD) considerando, respectivamente, as caracterÃsticas geoambientais da Ãrea, e os impactos ambientais causados pelo sistema de uso da terra. Na pesquisa foi empregada uma adaptaÃÃo da metodologia usada por Beltrame (1994), que fundamenta o calculo do ISGND nas caracterÃsticas geoambientais e, para o ISGAD, na anÃlise da variaÃÃo temporal do Ãndice de Cobertura Vegetal. Esses Ãndices foram expressos numericamente atravÃs de uma fÃrmula descritiva fundamentado na EquaÃÃo da Reta computada atravÃs das ponderaÃÃes dos Ãndices de Erosividade, Erodibilidade, ClimÃtico e Classes de Relevo. Neste estudo o Ãndice de Cobertura Vegetal foi expresso pelos valores correspondentes do NDVI (Normalized Difference Vegetation Ãndex) calculado em imagens do satÃlite LANDSAT dos anos de 1986/89 e 2007. A aplicaÃÃo da metodologia nos permitiu obter como resultados a realizaÃÃo de um mapeamento cartogrÃfico da Ãrea do ISGND, dos nÃveis de cobertura vegetal, dos Ãndices de Erosividade, Erodibilidade, Ãndice ClimÃtico e Classes de Relevo e do ISGAD dos municÃpios considerados.

ASSUNTO(S)

outros degradaÃÃo ambiental suscetibilidade à desertificaÃÃo mÃdio e baixo rio jaguaribe environmental degradation susceptibility to desertification mid and lower jaguaribe river desertificaÃÃo recursos naturais degradaÃÃo ambiental

Documentos Relacionados