Concepções estéticas em Aníbal Machado : a originalidade criadora em seus contos
AUTOR(ES)
Luiza Vilma Pires Vale
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esta tese apresenta a descrição da trajetória de Aníbal Machado. Investiga a recepção de sua obra. Analisa oito contos presentes em A morte da porta-estandarte e Tati, a garota e outras histórias, descrevendo os seguintes aspectos: as etapas de um ritual de passagem na experiência vivida pelo protagonista de ¿O iniciado do vento¿; o percurso da personagem principal na busca de uma imagem do passado em ¿Viagem aos seios de Duília¿; o insólito e as características da sátira menipeia em ¿O defunto inaugural ¿ relato de um fantasma¿; a semelhança do olhar do sujeito enunciador com o de uma câmera de filme em ¿O ascensorista¿; o fluxo de consciência como forma de demonstrar a ambiguidade do discurso da narradora em ¿Monólogo de Tuquinha Batista¿; as especificidades do gênero dramático na exposição dos acontecimentos em ¿O piano¿; a perspectiva do mundo infantil em contraste com a do adulto em ¿Tati, a garota¿; e a manifestação do trágico em ¿A morte da Porta-estandarte¿. Descreve as semelhanças e as diferenças da construção das narrativas analisadas a partir de seus aspectos formais e temáticos, relacionando-as com textos do autor que não fazem parte do corpus: a presença do discurso indireto livre como revelador da interioridade de personagens, em ¿Viagem aos seios de Duília¿, ¿Tati, a garota¿, ¿O piano¿, ¿A morte da porta-estandarte e ¿O iniciado do vento¿; a ação da personagem infantil intervindo na visão de mundo do adulto, em ¿Tati, a garota¿ e ¿O iniciado do vento¿; a constatação da modernidade como fator interveniente no comportamento ou no destino dos indivíduos, em ¿O ascensorista¿ e ¿O defunto inaugural: relato de um fantasma¿; a solidão como um dos sentimentos do homem da cidade grande, em ¿O ascensorista¿, ¿Tati,a garota¿, ¿Viagem aos seios de Duília¿ e João Ternura; a manifestação da morte nas dimensões física, social e simbólica, em ¿O defunto inaugural: relato de um fantasma¿, ¿A morte da porta-estandarte¿, ¿Tati, a garota¿, ¿O ascensorista¿, ¿Viagem aos seios de Duília¿, ¿O iniciado do vento¿, João Ternura e ¿O desfile de chapéus¿; a presença de elementos da natureza, como vento e mar, em ¿ O iniciado do vento¿, ¿O ascensorista¿, ¿Tati,a garota¿ e João Ternura.
ASSUNTO(S)
crítica literária literatura brasileira machado, aníbal m., 1894-1964, anibal monteiro contos criação literária estética
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/37443Documentos Relacionados
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