Concepções de Corpo segundo Pacientes e Profissionais de Medicina Tradicional Chinesa do Centro de Saúde Escola do Butantã / Conceptions of Body according to Patients and Health Professionals of Traditional Chinese Medicine of The Teaching Health Center of Butantã.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O presente estudo buscou compreender como profissionais de saúde e pacientes do Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa/ Butantã (CSEB), localizado no município de São Paulo, percebem o corpo a partir do contato a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que se configura como uma racionalidade médica diferente da Biomedicina. Assim, a hipótese inicial era a de que no contato com técnicas da MTC podem ser apreendidas novas formas de se pensar o corpo, a saúde e a doença. A investigação foi desenvolvida por meio de uma aproximação etnográfica no ambulatório de Acupuntura do CSEB, entre os meses de Setembro de 2008 e Abril de 2009. As observações apontaram para um grupo heterogêneo tanto de profissionais, como de pacientes (quanto à idade, gênero, religião e origem territorial) em contato com a MTC. A maioria dos relatos revela que o contato com a MTC se deu por causa de experiências pessoais como incômodo, dor e sofrimento incidindo sobre seus corpos, recorrendo à Acupuntura como recurso e, posteriormente, buscando seus fundamentos. Foram identificadas diversas maneiras de pensar a saúde e a doença e de usar o corpo, sempre sustentadas por duas dimensões opostas, porém complementares: a do saudável e a do não-saudável. E foram identificadas três formas de perceber o corpo: Noções de Corpo, Reações e Técnicas Corporais. A partir dessa experiência com a MTC, as pessoas conheceram uma concepção de corpo que considera a dimensão energética e invisível como antecessora da matéria orgânica, diferente da concepção biomédica vigente. Contam também que, com isso, mudaram alguns de seus hábitos diários e maneiras de usar o corpo relacionados a prática da Meditação, aos Exercícios e a Alimentação. Pautadas também por concepções de corpo anteriores ao tratamento, revelaram sentidos bastante distintos pela experiência de cada um. Por exemplo, o corpo foi definido como ―um santuário‖, ―uma estrutura‖, ―o veículo da alma‖, entre outros.

ASSUNTO(S)

saude coletiva 1. acupuntura 2. corpo 3. medicina tradicional chinesa 4.percepção. 1. acupuncture 2. body 3. medicine, chinese traditional 4.perception.

Documentos Relacionados