Concepção teorico-metodologicas baseadas em logo e em resolução de problemas para o processo ensino/aprendizagem da geometria

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1994

RESUMO

Em linhas gerais, propõe-se nesta pesquisa uma análise da Geometria Plana e Espacial inseridas na Educação Matemática, em uma abordagem histórico-crítica, de modo a proporcionar o esboço de um cenário composto pelas vertentes ou paradigmas que compuseram a Geometria. Utiliza-se para tal o desenvolvimento histórico da Matemática, mais especificamente da Geometria, ao longo das civilizações, inter-relacionando-as com a Geometria da Tartaruga, subjacente ao Sistema Computacional Logo (Papert, 1985 e Reggini, 1985), na forma bidimensional para a exploração da Geometria Plana e tridimensional para a exploração da Geometria Espacial, resgatando-se, assim, o papel de destaque que a Geometria ocupou nos primórdios das civilizações na história da Matemática e que, por vários aspectos, vem sendo relegada a segundo plano no contexto educacional. Esse cenário, que comporá o corpo teórico desta pesquisa, traçará diretrizes básicas para a construção e elaboração de uma metodologia alternativa baseada em Logo e em Resolução de Problemas, apoiada na nossa concepção teórica embasada na História da Matemática, mais especificamente, na História da Geometria e também na Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget, segundo a complementaridade da Epistemologia e da Psicologia Genéticas. Nossa proposta metodológica alternativa será implementada em Estudo de Caso, com enfoque qualitativo, no qual serão ressaltados os processos mentais e computacionais, ou seja, serão analisadas e interpretadas as dimensões funcionais do dinamismo microgenético das condutas cognitivas de dois usuários de Logo, explorando as Geometrias Plana e Espacial no cenário citado anteriormente, em situações reais de Resolução de Problemas. Nessa implementação, pretende-se responder ao seguinte problema: É possível resgatar ou captar algumas abordagens do Desenvolvimento Histórico da Geometria através do ambiente Logo? Em uma dimensão mais ampla, o objetivo desta pesquisa será buscar estratégias de soluções viáveis, porém não imediatistas, para o processo ensino-aprendizagem da Matemática e, conseqüentemente, da Geometria, no sentido de que propiciem a transformação da estrutura social vigente, transcendendo e ultrapassando os grandes desafios a que a Educação Brasileira vem sendo submetida no sistema atual de ensino.

ASSUNTO(S)

geometria - estudo e ensino - história logo (linguagem de programação de computador). matematica - estudo e ensino

Documentos Relacionados