Comunidade de nematóides do solo, no ecossistema do Pampa Austral da Argentina, sob diferentes sistemas de cultivo. / Comunidad de nematodes del suelo, en ecossistema de la Pampa Austral de la Argentina, bajo diferentes sistemas de cultivo.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

26/02/2010

RESUMO

No Pampa Austral da Argentina, na Provincia de Buenos Aires, determinou-se a estrutura da comunidade de nematóides, sob dois sistemas de plantio (plantio direto e plantio convencional), com duas rotações (rotação agricultura-pastagem e rotação agricultura continua) e duas condições de fertilização, com a dose de nitrogênio (N) de 120 kg N ha-1 na forma de uréia (46-0-0) e sem N. Foram conduzidas quatro amostragens estacionais, realizouse a extração dos nematóides do solo pelo método de flutuação-centrifugação. Determinaramse os gêneros que compõem os diferentes grupos tróficos presentes. Estimou-se a abundância genérica, índices de diversidade: Shannon (H), Simpson (Ds), equitatividade (J) e riqueza (S), relações de grupos tróficos micófagos/bacteriófagos (m/b), micófagos/(micófagos+bacteriófagos) (m/m+b) e (micófagos+bacteriófagos)/fitoparasitas (m+b/fp) e índices de maturidade (IM), índice que exclue os cp1 (IM2-5), de parasitas de planta (IPP) e índice modificado de Yeates (mIM). Foi determinado o perfil faunal, pelo cálculo dos índices de estrutura (IS) e de enriquecimento (IE), como também foi calculado o índice canal (IC). Finalmente calculou-se os índices de diversidade, Shannon (H), Simpson (Ds), equitatividade (J), da comunidade de nematóides utilizando técnicas moleculares (PCR/RFLP- Polimorfismos de fragmentos de restrição) para a determinação do perfil molecular (fingerprinting).

ASSUNTO(S)

pampa austral nematóides sistemas de cultivo indices de diversidade ciencia do solo pampa austral nematodos sistemas de cultivo indice de diversidad

Documentos Relacionados