Comunicando a cidade em quadrinhos: do narrar ao fabular nos romances gráficos de Will Eisner
AUTOR(ES)
Marília Santana Borges
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
15/10/2012
RESUMO
buscando responder a questão: como essa tradução possibilita outros conhecimentos a um pensamento de cidade? Para debruçar-se sobre tal objeto, foram escolhidos como corpus os romances gráficos de Will Eisner, quadrinista norte-americano, que tem a grande cidade como tema central: Um contrato com Deus e outras histórias de cortiço; O edifício; Nova York, a grande cidade; Caderno de tipos urbanos; Pessoas invisíveis e Avenida Dropsie, a vizinhança. A sensibilidade artística de Eisner lhe possibilitou um ver inteligente, atento e motivado em conhecer a cidade e seus significados. Seu interesse em retratar a condição humana, o conduziu a peculiares abordagens sobre a vida urbana, para além dos enfoques unívocos que costumeiramente cercam tais representações, delineando um tipo de conhecimento diferente ao abordar questões relacionadas ao cotidiano, às espacialidades, às afetividades, aos lugares. É nesse sentido que trabalho com as hipóteses de que Eisner constrói, mais do que uma narrativa, uma fabulação, sob a forma de quadrinhos, que comunica outros conhecimentos sobre a vida urbana, de uma forma muito própria, considerando a própria linguagem da cidade e salientando sua dimensão enquanto meio comunicativo. Ou seja, ao traduzir a cidade para os quadrinhos, o quadrinista cria não somente outra forma de narrar, mas também outra cartografia urbana, sobretudo sensível, alterando seus processos de significação e contribuindo para a construção de um pensamento comunicativo na e da cidade, por meio, sobretudo, do registro de suas trocas interativas, o que desloca o olhar e redimensiona a experiência urbana de seus possíveis leitores. A estratégia metodológica adotada envolveu a análise do processo criativo e romances gráficos que compõem o recorte, definindo as questões que motivam o artista, seus possíveis papéis, os signos da vida urbana e a partir de que elementos ele constrói sua apresentação de cidade, como movimenta a linguagem e que outros conhecimentos emergem desse processo tradutório. Para isso, alguns conceitos e autores foram fundamentais, como: as relações entre espaço, cultura e comunicação delineadas por Ferrara; o embate entre cidade programada e vivida, e os conceitos de espaço e cotidiano apresentados por Santos, Certeau e Lefebvre; as pesquisas sobre tradução de Campos, Benjamin, Plaza e Ricoeur; os conceitos de narrativa de Ryan e Benjamin; os estudos sobre quadrinhos realizados por Sabin, McCloud e Cirne; além dos conceitos de cartografia e sensível delineados por Deleuze &Guattari e Maffesoli
ASSUNTO(S)
comunicacao comunicação cidade histórias em quadrinhos narrativa espacialidade will eisner communication city comics narrative spatiality
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